Muita gente acaba esquecendo que existem diferentes tipos de açúcar e acaba consumindo apenas o açúcar branco refinado.
Mas é importante destacar que esse é apenas um dos tipos e que há outros que oferecem benefícios e vantagens em relação ao açúcar tradicional.
O que diferencia um açúcar do outro são características relacionadas à matéria-prima, forma de refinamento, textura, sabor e composição nutricional. Portanto, separamos 10 tipos de açúcar para você conhecer ou saber mais sobre!
1. Açúcar branco refinado
Esse é o mais utilizado nas casas brasileiras, cuja cor branca é resultado da adição de enxofre durante o refinamento. O que muita gente não sabe é que por conta desse processo sais minerais e vitaminas são retirados do açúcar.
Além disso, esse tipo de açúcar está associado ao aumento da pressão arterial, mais do que o sal inclusive, bem como está relacionado ao envelhecimento da pele e doenças degenerativas como o Alzheimer e também a problemas comuns como a miopia.
2. Açúcar cristal
O açúcar cristal tem grãos maiores e mais transparentes que o refinado e acaba sendo melhor para a saúde do que o refinado, justamente por não perder tantos sais minerais e vitaminas. Ele dificilmente é dissolvido. Seu uso é comum em receitas doces.
3. Açúcar de confeiteiro
O açúcar de confeiteiro tem grãos muito finos, numa textura que lembra farinha branca. No seu processo de refinamento é incluído o milho, que tem a função de unir os cristais. Esse tipo de açúcar é utilizado tanto para fazer glacê de bolo, chantilly e polvilhar diversos doces.
4. Açúcar mascavo
Esse açúcar tem a coloração escura, marrom e tem um sabor parecido com o da rapadura, doce feito à base de cana-de-açúcar. Essa coloração ocorre devido ao cozimento e à cristalização da cana-de-açúcar.
Por não passar pelo processo de refinamento, tem cálcio e ferro, deixando tudo que é feito com ele mais saboroso e saudável.
Em termos de calorias, é quase tão calórico quanto o refinado, e deve ser consumido com moderação, principalmente pelos diabéticos, que devem informar ao médico a sua inclusão no cardápio.
5. Açúcar orgânico
Muitas pessoas têm dúvida sobre a diferença do açúcar orgânico para os demais. A denominação orgânico tem a ver com a matéria-prima e a produção. Aqui, o plantio é feito sem adubos e fertilizantes químicos.
Com as mesmas propriedades nutricionais do açúcar mascavo, o orgânico pode ser utilizado de todas as formas.
6. Açúcar de coco
O açúcar de coco é extraído das flores da palma de coco e não tem compostos químicos em sua formulação. Além de possuir ferro, potássio, magnésio e zinco, é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Quanto à quantidade de calorias, tem menos que o açúcar mascavo. Além disso, possui baixo índice glicêmico, o que significa que o organismo absorve mais lentamente, a liberação de glicose no sangue é gradual e não ativa descontroladamente a insulina.
Pode ser consumido por diabéticos, mas é sempre bom consultar um nutricionista.
7. Açúcar demerara
Com grãos de coloração marrom-claro, tem valores nutricionais próximos aos do açúcar mascavo, com modo de produção semelhante também. No entanto, o açúcar demerara passa por um leve refinamento, sem adição de nenhuma substância.
8. Frutose
É o açúcar extraído das frutas e do milho, 30 vezes mais doce que o açúcar refinado. Está nos refrigerantes, ketchup, energéticos, cereais, biscoitos, sorvetes e pães. Engorda porque fornece “calorias vazias” ao corpo e ainda aumenta o apetite.
9. Açúcar líquido
Conhecido como xarope simples, esse açúcar não é comercializado em supermercados. A indústria alimentícia também usa o açúcar líquido para fabricar refrigerantes e balas.
10. Açúcar de baunilha
Contém vaniline, um produto químico com aroma e sabor de baunilha. Utilizado para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples.
É mais difícil de ser encontrado no mercado, mas o efeito pode ser obtido adicionando uma colher (café) de essência de baunilha para cada colher (sopa) de açúcar refinado na receita ou colocando uma fava de baunilha no pote onde você guarda o açúcar.
Agora ficou bem mais fácil escolher a opção mais saudável e gostosa de açúcar para consumir, não é mesmo?
Quer receber conteúdos especiais como esse? Assine nossa newsletter e aprenda dicas e receitas para a sua casa!