Biscoito murcho é um desperdício. Nada pior do que estar com vontade de comer um biscoito, encontrar um pacote aberto e perceber que ele já está passado. Armazenamento de biscoitos é a chave.
Assim, isso não é mais problema se você sabe como evitá-lo. Por isso, preparamos um conteúdo para quem quer aprender de uma vez por todas como manter o biscoito fresco e crocante.
Veja a seguir que dicas são essas!
-
Use recipientes herméticos para guardar os biscoitos
Os sacos e os recipientes de plástico hermeticamente fechados são opções fáceis e baratas e ainda estão disponíveis em vários tamanhos. Só é preciso escolher qual deles acomoda melhor a quantidade de biscoitos que você tem para limitar o ar no recipiente e mantê-los frescos por mais tempo.
-
Guarde biscoitos caseiros somente após esfriarem
Para quem faz biscoitos em casa e deseja guardá-los para consumir depois ou até dar de presente, a dica é: não os guarde quentes. Espere esfriarem completamente para colocá-los em algum recipiente. O certo é guardá-los em temperatura ambiente para não murcharem.
A lógica é a mesma do pão francês. Já reparou que, quando o pão sai quentinho da padaria e você fecha o saco de pães, eles murcham? Então, é isso o que também acontece com o seu biscoito caseiro recém-saído do forno.
-
Não misture tipos diferentes de biscoitos
Outra coisa que faz com que os biscoitos fiquem todos murchos é o hábito de misturar tipos diferentes dentro do mesmo recipiente. Cada biscoito ou bolacha tem umidade, formato e tipo de ingrediente específicos. Portanto, guarde cada tipo em um recipiente.
-
Use papel manteiga entre as camadas de biscoito
Outra dica é usar papel manteiga entre as camadas de biscoito. Muitos que vêm em lata já estão dessa forma, intercalados com camadas de papel vegetal. Pode apostar nessa dica que também dá certo.
-
Coloque um pedaço de pão dentro do recipiente
O pão tem muitas funções, como tirar gosto de queimado do arroz, virar torrada ou farinha de rosca, incrementar a receita de almôndega e, também, manter o biscoito fresco no recipiente.
Pegue um pedaço de pão branco e, antes de fechar o recipiente, coloque-o lá, para que este absorva qualquer umidade que ainda exista ali.
-
Mantenha os biscoitos em temperatura ambiente
Todos os métodos acima têm uma característica em comum para darem certo: em todos eles o biscoito precisa estar em temperatura ambiente.
Muita gente coloca os alimentos na geladeira, pensando que essa é a melhor forma de conservá-los, mas com o biscoito isso não funciona. A umidade é o principal fator que o deixa murcho.
Por isso, lembre-se sempre de deixar os biscoitos em um local que não esteja muito quente nem muito frio, muito menos úmido ou molhado e desfrute de um biscoito perfeitamente conservado.
E aí, o que você achou dessas dicas sobre conservação e armazenamento de biscoitos? Assine nossa newsletter para receber outras como essa, além de receitas incríveis com os ingredientes Casaredo que você encontra em todo supermercado!