Guia prático para organizar um jantar com os amigos

Guia prático para organizar um jantar com os amigos

Muita gente gosta de reunir os amigos e a família em casa para. É muito mais cômodo, todos se sentem mais à vontade quando estão em um ambiente familiar. Porém, apesar de ter um menor custo que os restaurantes, na maioria das vezes, nem sempre oferecer um bom jantar cabe no bolso. Porém, organizar um jantar com os amigos pode ser mais barato do que você pensa e sem perder a beleza do evento.

Quer saber como fazer isso? Fizemos aqui um guia prático para você conseguir receber os seus amigos em casa sem extrapolar o orçamento. Veja abaixo todas as dicas!

1º passo: tenha uma lista de convidados

Para saber o quanto você irá gastar com o jantar, o melhor a fazer é começar pela lista de convidados. Para isso, você deve levar em conta alguns pontos importantes:

  • A sua mesa de jantar cabe quantas pessoas?
  • Os convidados serão do trabalho, da família ou amigos íntimos?
  • Qual é o tamanho da sua sala?

Coloque esses 3 pontos em consideração antes de montar a sua lista. Uma casa pequena pode ser um problema pois, depois do jantar, todos costumam ficar na sala batendo papo. Tem que ter lugar para todo mundo.

2º passo: estipule o orçamento

Agora que você já sabe quantas pessoas pretende chamar, já sabe o quanto vai gastar. Você pode, inclusive, procurar uma receita que já venha com a indicação de quantas pessoas ela consegue servir. E, considerando os convidados, fica mais fácil decidir, por exemplo, as bebidas. Quem toma bebida alcoólica, quem toma refrigerante, quem toma vinho, quem toma suco, entre outros aspectos.

Assim, vá ao supermercado com a quantidade de cada ingrediente já estabelecido e faça as compras. Compre o que for possível.

3º passo: faça uma checklist

Ter uma checklist em mãos em mãos é essencial na hora de organizar um jantar com os amigos. Deixar tudo só por conta da nossa memória pode dar muito problema considerando que já absorvemos tantas informações durante o dia. Deixe tudo muito mais prático fazendo a sua checklist e, hoje em dia, existem vários aplicativos nos quais você pode fazer a sua lista sem precisar carregar papel e caneta.

4º passo: escolha o cardápio

Esse é um ponto bastante relevante, se não o principal, afinal de contas, estamos falando de um jantar. Tenha muito cuidado quanto aos convidados. Alguns podem ser vegetarianos, intolerantes à lactose, entre outros “poréns” que você precisa ter atenção. Para facilitar o jantar, seria bom tirar alguém da lista ou então, o jeito será colocar pratos na mesa que todos possam comer.

5º passo: incentive a interação

Ao organizar um jantar com os amigos é importante que estejam interagindo. E, para isso, mais uma vez temos que voltar ao ponto da lista de convidados. Por exemplo, chamar os colegas de trabalho e um amigo íntimo que não conhece mais ninguém pode não ser uma boa ideia. Ele poderá se sentir um verdadeiro peixe fora d’água já que não conhece sobre as mesmas pessoas ou sobre o assunto que será conversado.

Quer mais dicas para facilitar o seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão!

Comentários

comments

Comentários