Dicas de como montar a marmita

Dicas de como montar a marmita

Muitas pessoas não têm tempo para preparar comida todos os dias. Saem muito cedo de casa, almoçam na rua e quando chegam de noite, já é tarde e estão tão cansadas que só pensam em tomar banho, comer algo e ir deitar. O problema disso é que, além de gastar mais dinheiro, você acaba não tendo uma alimentação saudável na maioria das vezes. Para resolver este pequeno impasse, vamos ensinar como montar a marmita de uma maneira mais saudável.

Sim, você vai passar a levar comida de casa para o trabalho. Mas aí você pode pensar como vai fazer isso já que não tem tempo e vive cansado. Calma, só continue lendo este texto que você vai descobrir.

Como montar a marmita?

Dica 1: use sempre vasilhas com divisórias

 

Ao colocar seus alimentos em vasilhas comuns, o alimento acaba se misturando, especialmente se você vai “chacoalhando” dentro de um ônibus lotado. Quando chega a hora do almoço, a visão não é das melhores. 

Por isso, usar uma vasilha com divisórias é a melhor opção. Se você puder usar uma vasilha para cada alimento, melhor ainda. As saladas, por exemplo, devem ficar em outro lugar, de preferência, em potes de vidro, onde demoram mais tempo para murchar.

Dica 2: pense bem nos alimentos que vai colocar

 

 

É interessante evitar alguns alimentos quando o assunto é marmita. As frituras, por exemplo. Além de não serem saudáveis, ficam murchas e o sabor acaba ficando comprometido. Já comeu batata frita depois de algumas horas? Não ficam muito boas.

O macarrão também não é uma boa escolha, especialmente se está com pouco molho. Ele perde a consistência, o sabor altera e fica ressecado. Porém, você pode guardar o macarrão na geladeira com o pequeno truque do azeite e colocá-lo na marmita, separado do molho. Na hora do almoço, basta aquecer.

Dica 3: preze por uma alimentação mais saudável

 

 

Quer colocar na sua marmita alimentos que não murcham com facilidade, que são rápidos de preparar e ainda são saudáveis? Então, siga a fórmula: 1 carne (vermelha ou branca magra grelhada ou carne moída), 1 tipo de carboidrato integral,, 2 tipos de salada e 1 legume. É possível montar as mais diversas combinações de marmita com esse grupo. Dessa maneira, você come de forma saudável e não enjoa.

Dica 4: prefira potes de vidro

Você leva os alimentos para aquecer em vasilhas plásticas? Melhor mudar esse hábito e colocar os alimentos primeiro em um prato de vidro, no qual você vai comer, e levá-lo ao micro-ondas.

Os recipientes plásticos possuem uma substância chamada Estireno. Quando as vasilhas são aquecidas, elas liberam essa substância que vai parar na comida. O Estireno em doses acima do seguro pode causar doenças graves como o câncer. Portanto, prefira sempre os recipientes de vidro. Além disso, você ajuda o meio ambiente.

Dica 5: faça uma lista de compras

Antes de ir ao supermercado, o melhor é ter uma lista de compras em mãos. Dessa maneira, fica mais fácil comprar apenas aqueles alimentos que são realmente saudáveis como verduras, frutas, hortaliças, ovos, feijão, arroz integral, carnes magras e assim por diante. 

Você pode fazer isso pensando nas marmitas da semana. Já monta o que vai comer todos os dias e assim, ficará bem mais fácil comprar apenas o que realmente vai usar.

Nesse primeiro momento, não se cobre tanto. Tudo é questão de hábito, então, no início, vai ser mais difícil construir um novo hábito, depois as coisas vão melhorando e ficará mais fácil montar a  marmita de forma saudável todos os dias.