Tipos de facas para cada tipo de alimento

Tipos de facas para cada tipo de alimento

Quem gosta de cozinhar e quer dar os primeiros passos precisa entender que existem alguns itens que servem para deixar o seu trabalho mais fácil. Um deles é a faca ou um conjunto de facas específicas. Sim, há um tipo de faca para cada alimento e não é difícil de imaginar o motivo. Você corta a carne crua com a mesma faca que corta o pão? Provavelmente não.

E faz isso por um simples motivo: é mais fácil cortar a carne com uma faca maior, mais amolada,entre outros. Por isso, ter tipos de facas para cada tipo de alimento ajuda e muito.

Mas para providenciá-las é preciso conhecê-las. Por isso, fizemos uma lista relacionando cada tipo de faca a um tipo de alimento para facilitar a sua vida. Confira!

7 tipos de facas para ter na cozinha

  1. Faca para desossar

Pelo próprio nome já dá para imaginar para que você vai precisar dessa faca na cozinha não é mesmo? É excelente para cortes de carnes que possuem muitos ossos como a costela, por exemplo. Com ela, você será capaz de contornar o osso com maior facilidade e remover a maior quantidade de carne possível do corte.

  1. Para legumes e frutas

São facas que não precisam ser tão fortes e que se adaptam bem a alimentos mais delicados. É ótima, por exemplo para remover as sementes de tomates, abóbora e outros alimentos.

  1. Faca de pão

Olha ela aí, a faca de pão. Provavelmente uma das mais usadas pelos brasileiros já que o consumo de pão por aqui é bem grande. A serra da faca é excelente para cortar com maior precisão a parte de fora, ou seja, a casca do pão que é mais dura.

  1. Faca de tomate

Pois é, o tomate tem uma faca em formato próprio. Ela foi feita para que você possa romper a pele do tomate, que é mais resistente, sem danificar a parte de dentro que é muito mais delicada e pode ser machucada com facilidade.

  1. Faca de tornear

Quer criar obras de arte com legumes e frutas? Então é dessa faca que você precisa. Com ela é possível esculpir, descascar, cortar e tornear as frutas de uma maneira muito mais fácil.

  1. Faca chef

Não é por acaso que tem esse nome, pois esse tipo de faca pode ser utilizada em praticamente qualquer tarefa que queira dentro da cozinha. Provavelmente você já tem uma e a usa para cortar carne, legumes, frutas e tudo mais que vê pela frente.

  1. Faca para queijo

É claro que teríamos um modelo específico para o queijo. Você já parou para pensar em quantos tipos diferentes existem? Uns mais duros, outros nem tanto, formatos diferentes e outras características. Essa faca evita que seja feito um vácuo no momento no corte e assim, o queijo não gruda na faca.

Viu só como existem vários tipos de facas e cada um desses tipos podem ajudá-lo e muito no seu dia a dia na cozinha. Mantenha-as sempre bem limpas e afiadas e muita atenção na hora de usá-las ok?

Gostou das nossas dicas? Para receber outras como essas e facilitar o seu dia a dia, assine a nossa newsletter!