5 valiosas dicas para não desperdiçar alimentos

5 valiosas dicas para não desperdiçar alimentos

Vamos supor que todos os dias você jogue fora um pouco de comida, aquela que sobrou do almoço ou da janta ou dos dois. Mas, e se você pensar na quantidade de comida que vai pro lixo em 1 ano só da sua casa? Dá muita coisa né? Com a quantidade de pessoas que temos no mundo sem ter o que comer, desperdiçar alimentos assim devia ser um crime.

E como você não gosta de jogar comida no lixo, vamos passar algumas dicas para não desperdiçar alimentos.

Só no Brasil, jogamos fora mais de 40 toneladas de comida todos os anos. E, por conta disso, estamos entre os 10 países do mundo que mais desperdiçam alimentos. 

Se cada um fizer a sua parte, conseguimos mudar esse cenário. Confira as dicas!

Como não desperdiçar alimentos?

  1. Os alimentos mais antigos ficam na frente

Na hora de guardar os alimentos quando chega do supermercado é importante que eles sejam organizados da maneira correta. E qual é ela? Os alimentos com prazos de validade mais recentes ficam na frente, pois assim, o risco de perder a comida ainda embalada por conta das datas é menor.

  1. Aproveite as cascas dos alimentos

Sabia que as cascas das verduras e das frutas são ricas em sais minerais, vitaminas e fibras? Jogá-las fora é quase um crime. A casca da banana, por exemplo, possui triptofano, uma substância que aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor que ajuda na depressão e na ansiedade. Basta secá-la no forno ou mesmo ao ar livre no sol e depois bater no liquidificador e usá-la como farinha.

A casca da batata pode ser frita e consumida como aperitivo e as cascas da laranja, do mamão e a parte branca da melancia podem servir para fazer doces.

  1. Aprenda receitas diversas

Uma ótima forma de não precisar jogar os alimentos fora, seja aquela sobra do almoço, sejam os produtos que estão perto do prazo de validade, é aprendendo a fazer algumas receitas deliciosas.

Por exemplo, digamos que o iogurte já esteja bem próximo de vencer, que tal fazer uma receita de Geladinho de Iogurte com Biscoito? Além de ser uma sobremesa ótima é uma boa opção de lanche da tarde para as crianças ou para qualquer pessoa em uma dia quente de verão.

  1. Guarde os alimentos corretamente

Fez macarrão demais e sobrou? Guarde-o na geladeira da maneira correta, pois se isso não acontecer, em poucos dias ele estará duro, grudento e pode apresentar um sabor ruim. Quando ele vai para a geladeira da forma correta, pode durar muito mais tempo.

  1. Aumente a frequência da compra de mercado

Uma ótima estratégia para evitar o desperdício de alimento é aumentar a frequência com que você vai ao mercado.

Por exemplo, quando você vai ao mercado por mês em vez de ir por semana, as chances de comprar itens a mais do que realmente precisa é muito grande. E o que acontece? Você não usa algumas coisas e elas acabam indo pro lixo porque passaram do prazo de validade.

Indo por semana você compra apenas o que realmente é necessário e ainda ajuda a economizar uma grana no fim do mês.

  1. Congele alguns alimentos

Alguns alimentos devem ser congelados, pois correm o risco de estragar se ficarem em temperatura ambiente ou mesmo na geladeira. Por exemplo, nunca se esqueça de congelar as carnes. É o item mais caro da sua compra e você não quer jogar isso fora não é mesmo? Você já pode até facilitar a vida deixando-as temperadas e cortadas. 

  1. Use o resto de ontem

A comida que sobrou do almoço de ontem pode ir para a panela. Por exemplo, o arroz, basta misturar com que foi cozido no dia, cozinhando-o mais um pouco e fica novo em folha. O mesmo pode ser feito com o feijão. Por isso, sempre que sobrar comida no dia, coloque-a em potes e guarde na geladeira.

  1. Use potes transparentes

Eis uma dica simples e muito bem-vinda quando o assunto é não desperdiçar alimentos. Com os potes transparentes na geladeira fica muito mais fácil ver o que tem dentro de cada um deles e assim você não se esquece de usar os alimentos que estão guardados. Mesmo na geladeira, eles podem estragar se ficarem lá tempo demais.

  1. Doe para quem precisa

Muita gente está na rua precisando de comida, por que você vai jogá-la fora? Você pode comprar embalagens de marmita que custam poucos centavos e doar a comida que sobra das suas refeições em vez de jogá-las fora.

  1. Fique de olho na validade

Na hora de fazer as compras de supermercado é essencial ficar bem atento à validade dos produtos. Afinal de contas, colocar produtos que a data de validade já está próxima na prateleira é um risco para a saúde e um problema para o bolso.

Pense bem, vamos dizer que você vá fazer uma receita de Sobremesa de Iogurte com Biscoito de Baunilha. Mas, na hora de misturar tudo, não percebe que o leite condensado já passou da data de validade. Só isso pode ser o suficiente para a receita não dar certo e você ter que jogar tudo fora. Além do desperdício, você ainda perde tempo e fica estressado com a situação.

  1. Peça para levar

Você resolveu jantar fora e sobrou comida? O suficiente para outra pessoa comer ou você mesmo consumir mais tarde ou no dia seguinte? Não tenha vergonha: peça para embalar e levar para casa. Afinal de contas, você pagou por aquele alimento e é muito melhor comê-lo do que deixar que ele vá parar na lata do lixo.

Agora que você já sabe como não desperdiçar alimentos, que tal começar a colocar as dicas em prática. A única coisa que você precisa para isso é ter boa vontade e pode estimular outras pessoas da casa a fazer o mesmo.

Quer mais dicas que vão facilitar o seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!