8 mitos na hora de cozinhar

8 mitos na hora de cozinhar

O ato de cozinhar traz muitas lembranças de momentos em família e também aqueles cheirinhos inesquecíveis, tipo a comida da avó. Mas, também gera muitas dúvidas, né? Para acabar com essas incertezas, vamos esclarecer 8 mitos na hora de cozinhar!  

Confira: 

1 – Molhar a faca em água gelada evita que você chore ao cortar cebola

O processo de cortar cebola, na maioria das vezes, é ardido e todo mundo já tentou usar algum truque para diminuir esse desconforto, né? Molhar a faca em água gelada para que os olhos não ardam ou você não chore é um mito na hora de cozinhar. 

O que vai fazer você chorar ou não é o tipo da cebola, algumas são mais fortes e outras menos. 

2 –  Colocar açúcar no molho de tomate tira a acidez

É mito! Se você adicionar açúcar no molho a única coisa que vai acontecer é deixá-lo mais doce. Isso gera uma falsa impressão que o molho perdeu a acidez. 

Agora você deve estar se perguntando “e o que eu faço para acabar com ela?”, uma das vovós mais queridas do Brasil, Vovó Palmirinha, dá a dica de colocar um pedaço de cenoura no molho na hora que ele for apurar, como a cenoura é doce, ela absorve a acidez e equilibra o sabor do molho. 

3 – Lavar a faca em água quente estraga o corte

Se a faca for de um bom aço, seja aço carbono ou aço inox, isso não vai acontecer. O que pode estragar o fio da faca é usá-la em superfícies mais duras que o aço, como pratos de vidro.  

4 – Para que a massa não grude, coloque óleo na água

Esse é mais um mito na hora de cozinhar! O óleo na água da massa só deixa ela mais gordurosa e pode até impedir que o molho “grude” melhor. Ao cozinhar um delicioso macarrão, apenas coloque sal. Para cada 100g de massa, adicione um colher de chá rasa de sal. 

5 – Panela de inox gruda e queima a sua comida

Já cozinhou em uma panela de inox e sua comida grudou no fundo? O problema não é a panela, e sim o fogo alto que você coloca nela. O recomendado é usar fogo médio ou baixo ao cozinhar em panelas de inox, desse modo a sua refeição não vai grudar ou queimar.  

6 – O álcool evapora 100% quando usado para cozinhar alimentos

Quem nunca sonhou em flambar alguma coisa, né? Saiba que ao utilizar, principalmente, bebidas alcoólicas no cozimento dos alimentos elas não evaporam 100%. O álcool é volátil, porém, quando misturado a água, a solução evapora em partes iguais. Se sobrou um pouquinho de líquido na comida, é certo que sobrou álcool na mistura

7 – Manga com leite é um perigo!

Sim amigo (a) leitor (a), isso é mito. Essa história é muito antiga e vai passando de geração para geração em muitas famílias. Pode ficar tranquilo, não faz mal, mas lembre-se, tudo que é consumido em excesso pode fazer mal, se comer muito, pode correr o risco de não fazer bem.  

8 – Forno a gás é (muito) melhor que elétrico

Esse é um mito na hora de cozinhar! Além de ser mais seguro, rápido e eficiente, o forno elétrico assegura um cozimento uniforme.  

A cozinha é um lugar mágico, mas tem alguns mistérios, né? Hoje te ajudamos a desvendar 8 mitos na hora de cozinhar, esperamos que sua vida fique um pouquinho mais tranquila e fácil! 

Continue acompanhando nosso blog para desvendar e aprender mais curiosidades sobre o mundo da cozinha. Inscreva-se na nossa newsletter.