Limpando a casa: 3 truques para se livrar do mofo e do bolor

Limpando a casa: 3 truques para se livrar do mofo e do bolor

O friozinho traz coisas boas, como filme e pipoca, que são ótimas combinações para esses dias. Porém, com eles vêm outras coisas não tão prazerosas assim, como o mofo e o bolor.

mofo é um fungo que se desenvolve através de esporos no ar. No geral, em ambientes quentes e úmidos, onde não tem muita circulação de ar. Guarda-roupas, banheiros, despensas e vários outros ambientes da casa são atacados por ele.

bolor é outro tipo de fungo que pode crescer em paredes. São manchas que se espalham rapidamente se não forem tratadas.

Esses fungos crescem de acordo com as condições do ambiente. No inverno, a umidade do ar aumenta, o sol é mais escasso e a casa tende a ficar trancada por mais tempo, tornando assim o ambiente propício para eles se desenvolverem. Além disso, vazamentos de encanamentos, infiltrações, entre outros, também propiciam o seu desenvolvimento.

Limpando a casa

O mofo e o bolor, por se espalharem através de esporos, podem voltar facilmente a se proliferarem se não forem devidamente retirados. Para isso, utilizar produtos, como água sanitária e limpadores, – que contêm cloro em sua fórmula – é altamente recomendado para a limpeza e a desinfecção de suas paredes.

Existe também a opção de produtos feitos especialmente para retirar essas manchas. Você pode encontrá-los em supermercados!

Use sempre:

  • Luvas
  • Máscara
  • Proteção para os olhos

Veja algumas dicas de como retirar manchas de mofo e bolor!

Água sanitária

  1. Em um balde, misture a solução de uma parte de água sanitária para três de água.
  2. Com uma escova de cerdas duras, esfregue a área escurecida de sua parede.
  3. Enxágue o local com o auxílio de um pano umedecido e repita o processo, se necessário.

Vinagre

Poderosíssimo contra as manchas e o odor de mofo e bolor, ele tanto pode ser usado no combate delas quanto na prevenção de seu surgimento!

Coloque uma medida de vinagre para três de água em um borrifador e use essa fórmula dentro do guarda-roupa e, com a ajuda de um pano seco, limpe toda a área. Deixe as portas abertas para que o ar circule, ou coloque um ventilador na frente do guarda-roupa.

Em uma bacia, coloque um litro de vinagre branco, um litro da água e mergulhe as suas roupas ali para retirar as manchas. Caso elas resistam, mergulhe a roupa diretamente no vinagre e esfregue-a!

Leite

Para manchas que não são profundas, você pode colocar leite e deixar a peça secar diretamente no sol. Após isso, lave-a normalmente!

Água quente e sal

Para manchas pequenas e superficiais, ferva a peça em água e sal e deixa-a em repouso até a água esfriar. Logo após, você pode fazer uma pasta de sal e limão e deixar a roupa diretamente no sol.

Cuidado com os tecidos e olhe sempre as etiquetas das roupas para checar as suas formas de lavagem.

Manutenção na casa

Existe no mercado as tintas antimofo, feitas especialmente para combater esses fungos e proteger a sua casa, que podem ser encontradas em casas especializadas de pintura. Manter o ambiente sempre seco e arejado é muito importante. Caso tenha problemas com umidade em casa, investir em um desumidificador elétrico é a solução ideal para controlar isso.

Paredes e tetos com bom revestimento evitam o surgimento de mofo e bolor. Fazer a manutenção de seu ar-condicionado também é vital para a qualidade do ar e evita a proliferação dos fungos.

Mofo e bolor fazem muito mal à saúde. Caso você tenha um caso em que esses dois fungos estejam em grandes quantidades, o melhor a se fazer é buscar ajuda especializada!

Comentários

comments

Comentários