Mitos e verdades sobre a limpeza doméstica

Mitos e verdades sobre a limpeza doméstica

Limpar a casa é uma tarefa que muitos aprendem sozinhos, ou recebem os conhecimentos familiares para deixar o ambiente organizado e aconchegante. Entretanto, muitos desses ensinamentos podem ser mitos, que na prática não atingem o resultado esperado.

Caso não conte com uma pessoa especialista e encarregada dessa função na sua casa, é interessante dar uma olhada nas melhores técnicas e no uso dos produtos. Por isso, trazemos o clássico “mitos e verdades” para lhe ajudar a deixar a casa um brinco. Confira!

#1 O álcool doméstico é um poderoso desinfetante – MITO

Apesar de ser útil em várias situações de limpeza, o álcool que encontramos no mercado não é capaz de desinfetar ambientes como banheiro e cozinha. Nesta situação, o ideal é utilizar produtos próprios para tal.

#2 Água sanitária e sabão em pó formam uma forte solução para a limpeza pesada – MITO

Aqui está uma grande pegadinha. Apesar de serem muito bons sozinhos, esses dois produtos – quando misturados – tomam um efeito contrário e as suas propriedade são anuladas, um pelo outro.

#3 Varrer o chão é fundamental antes da limpeza – MITO

Nem sempre é interessante varrer o ambiente, principalmente porque essa movimentação pode levantar poeira pelos cômodos, e isso acarreta em partículas de poluição e ácaros indo direto para o sistema respiratório: resultando em problemas mais graves e irritação dos alérgicos.

melhor para alguns ambientes é aspirar o pó primeiro, ou partir direto para o pano molhado.

#4 Limão remove gorduras – VERDADE

Sim, o limão pode lhe ajudar muito na limpeza do fogão. O ácido da fruta tem agentes muito importantes, que eliminam qualquer resquício de gordura. Mas pare por aí, ele não é um santo remédio que vai limpar tudo. Use apenas para utensílios domésticos engordurados.

#5 Vinagre branco remove o mofo – VERDADE

Mais uma verdade que pode ajudar – e muito – na manutenção da casa, ainda mais no inverno. Em locais com pouca ventilação é comum a formação de mofo ou um mau cheiro. Para isso, o vinagre branco misturado a uma quantidade de água torna-se um grande agente da limpeza.