Dia do Trigo: informações e curiosidades sobre um dos cereais mais consumidos no mundo

Dia do Trigo: informações e curiosidades sobre um dos cereais mais consumidos no mundo

O trigo está presente no dia a dia dos brasileiros através de diversos alimentos. Bolos, biscoitos, massas e muitos outros itens levam este cereal, que é um dos mais cultivados e consumidos em todo o mundo, como principal ingrediente.

Mas, você sabe a origem deste alimento, como é o consumo aqui no Brasil e ainda, quais benefícios ele oferece para a sua saúde? Ainda não?! Então, continue a leitura e confira o post especial que preparamos para celebrar o Dia do Trigo, comemorado em 10 de novembro.

História do trigo

A cultivação do trigo começou por volta de 10.000 a.C, em uma região conhecida como Crescente Fértil – que hoje iria do Egito ao Iraque. Os grãos de trigo eram degustados como uma espécie de papa misturados com peixes, castanha, frutas e água.

Em torno de 4.000 a.C, o verdadeiro pão nasceu a partir da observação do processo da fermentação de uma massa feita de farinha de trigo. O consumo de pães aumentou e a farinha de trigo começou a ser usada em outros alimentos, como biscoitos feitos à base de trigo, água e mel.

Mais tarde, o pão ganharia status religioso: o pão e vinho na Eucaristia, e o pão ázimo na páscoa judaica. De acordo com a história, o trigo tem papel decisivo na invenção da escrita, uma vez que os sumérios criaram a escrita como forma de registrar e controlar o comércio dos excedentes de alimentos, entre eles, o trigo.

Da Mesopotâmia, o trigo se espalhou pelo mundo. Cerca de 2.000 a.C, os chineses já usavam o trigo para fazer farinha, pastéis e massas.

O trigo no Brasil

Trazido por Martim Afonso de Souza, em 1534, o trigo desembarcou no Brasil na capitania de São Vicente. O clima quente foi um problema para sua expansão. Relatos retirados das cartas dos colonizadores registram a falta do trigo e reclamam dos pães preparados com farinha de mandioca. Somente na metade do século XVIII que o desenvolvimento da cultura do trigo começou a ganhar força, no Rio Grande do Sul.

Porém, no século XIX, a ferrugem dizimou os trigais, e o plantio só foi retomado nos anos 20 do século XX. Hoje, o Brasil produz cerca de 6 milhões de toneladas, importando mais 4 milhões para atender ao consumo.

O trigo é parte fundamental do dia a dia do brasileiro, tanto que nos últimos 40 anos o consumo médio per capita no Brasil mais que dobrou. Segundo pesquisas, cada pessoa consome 60 kg de trigo em um ano, principalmente em alimentos como pães, massas, bolos e biscoitos.

Benefícios do trigo

  • Em sua forma bruta, o trigo ajuda na perda de peso;
  • Em forma de grão, o trigo combate doenças cardiovasculares e crônicas como diabetes e hipertensão;
  • Beneficia o intestino;
  • Nas mulheres, aumenta a metabolização do estrogênio e previne o câncer de mama;
  • Ajuda na diminuição da asma na infância.

Informações e curiosidades sobre o trigo

  • A cultura agrícola do trigo é a segunda maior do mundo, atrás apenas do milho;
  • Acredita-se que tenha sua origem na Ásia Central;
  • China, Índia, Estados Unidos, Rússia e França são os maiores produtores de trigo;
  • O Brasil importa 40% do trigo que consome;
  • É o segundo tipo de alimento mais consumido do mundo;
  • Segundo especialistas, existem de 12 mil a 30 mil variedades de trigo;
  • Considerado um dos alimentos mais importantes da dieta humana, o trigo é rico em carboidratos e vitamina B.

Gostou do nosso post com informações e curiosidades sobre o trigo? Você sabia que as massas e os biscoitos Casaredo são produzidos com trigo de altíssima qualidade para garantir o melhor sabor para a sua mesa? Aproveite para conhecer nossa variedade de produtos nos melhores supermercados.

Comentários

comments

Comentários