Dicas para manter a alimentação do seu filho saudável durante as férias

Dicas para manter a alimentação do seu filho saudável durante as férias

Durante as férias escolares, as crianças precisam lidar com diversas tentações, já que esse período muda a rotina dos pequenos e muitas vezes faz com que eles troquem o almoço por algumas comidinhas fora de hora. Para os pais, o desafio é manter o filho na linha, para que ele faça refeições mais nutritivas.

Confira abaixo algumas dicas importantes e mantenha a alimentação do seu filho saudável durante as férias!

Estimule o sistema imunológico

É durante as férias escolares que acontece o aumento dos casos de gripes, resfriados e doenças respiratórias. A sugestão é aproveitar os benefícios de alguns alimentos que ajudam a aumentar a resistência imunológica.

Morango, limão, acerola, maracujá, tangerina, kiwi e laranja, por exemplo, são ótimas fontes de vitamina C, pois possuem propriedades antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres. Determinados vegetais, como brócolis, couve e espinafre, também são ótimas opções para a saúde.

Não troque as refeições

Por mais que a vontade de comer durante o dia fale mais alto, o ideal é manter os horários do café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Você pode até liberar doces para as crianças, contanto que seja após as principais refeições.

Também é importante ficar de olho no exagero, para que a criança não saia comendo ostensivamente qualquer coisa que estiver pela frente.

Valorize o café da manhã

O primeiro passo para começar o dia de forma mais saudável é com um café da manhã bem nutritivo, afinal de contas, essa é considerada a refeição mais importante. Pães, cereais, leite, sucos e frutas são os alimentos mais indicados.

Um café da manhã nutritivo vai fornecer toda a energia necessária para a criançada aproveitar as brincadeiras durante o dia.

Prepare o lanche da tarde

Para o lanche da tarde, você pode preparar algumas comidinhas especiais, como: sanduíches com queijo branco, presunto, frango desfiado, cenoura e tomate, salada de frutas, iogurte, sucos, vitaminas e chás gelados.

Você também pode acrescentar alguns biscoitinhos doces. A ideia não é proibir nenhum tipo de alimento, mas impor limites.

Mantenha a hidratação

Quando pensamos em férias, logo associamos às brincadeiras. E quando brincamos e gastamos energia, as chances de desidratar são grandes. Por isso, entre uma brincadeira e outra, é importante que a criança consuma água, sucos naturais e água de coco para manter a hidratação.

Refrigerante em excesso está relacionado ao aumento de peso e por isso deve ser evitado.

Guloseimas e alimentos gordurosos estão proibidos?

A resposta é não. A única coisa que você deve fazer é balancear o consumo desses alimentos. A dica é determinar o dia em que as crianças podem ter a liberdade de escolher o cardápio. Inclusive, nesse dia vale comer pizzas, hambúrgueres, brigadeiros, refrigerante etc.

E não se esqueça de estimular algumas brincadeiras em grupo e ao ar livre para a criançada praticar uma atividade física.

Anote as nossas dicas e mantenha a alimentação do seu filho saudável durante as férias. Se você tiver mais alguma sugestão interessante que não falamos aqui, use o nosso espaço abaixo para comentar.

Comentários

comments

Comentários