Qual é a melhor? Aprenda a escolher e manter a tábua de corte ideal para você

Qual é a melhor? Aprenda a escolher e manter a tábua de corte ideal para você

Indispensável em qualquer cozinha, a tábua de corte, ou tábua de carne, está presente em quase todos os momentos que envolvem o preparo de refeições.

Pode ser de madeira, plástico ou vidro, sendo que cada modelo possui suas características, principalmente no que diz respeito à higiene e facilidade de uso. Ainda não sabe qual comprar? Então leia o nosso post e aprenda a escolher e manter a tábua de corte ideal para você.

Quais características uma tábua de corte deve ter?

  • Facilidade de limpeza;
  • Facilidade de desinfetar;
  • Simplicidade no momento do corte;
  • Fácil manuseio;
  • Durabilidade.

Tipos de tábuas de corte e suas vantagens/desvantagens

Tábuas de madeira

Os grandes benefícios das tábuas de corte feitas em madeira envolvem a facilidade de corte, a durabilidade, o baixo custo e fácil manuseio, já que não escorrega. Os contras ficam por conta da difícil limpeza e desinfecção.

Por esse motivo, são consideradas perigosas para a saúde. Como são feitas a partir de árvores, a formação de células e microcavidades muitas vezes ocorrem em sua superfície. Com isso, durante a preparação dos alimentos, diferentes resíduos e bactérias ficam depositadas nesses vãos.

Tábuas de plástico

As vantagens das tábuas de plástico estão na facilidade de limpeza, desinfecção e corte, além de não escorregarem facilmente. As ranhuras causadas pela faca exigem uma higienização com muito cuidado, logo após o uso, para evitar a proliferação de bactérias.

Uma recomendação bacana para evitar a contaminação é comprar uma tábua de cada cor, de acordo com os grupos de alimentos. Por exemplo, uma tábua de cor verde pode ser usada apenas para legumes e verduras, enquanto a vermelha para carnes cruas.

Tábuas de vidro

As tábuas de vidro são fáceis de limpar e desinfetar, além de serem mais higiênicas e não permitirem ranhuras que contribuem para a proliferação de bactérias. Os problemas envolvem a baixa durabilidade, o preço alto e também por serem escorregadias.

Outro ponto negativo que deve ser levado em conta no momento da aquisição de uma tábua de vidro está no corte de alimentos feito nesse tipo de tábua. O vidro faz com que as facas percam o fio de corte com o tempo.

Então, qual tábua de corte é a mais indicada para mim?

Depende de quanto você está disposto a gastar e como será a frequência de uso. Geralmente, as tábuas feitas em plástico são as mais indicadas por possuírem fácil manuseio, excelente custo-benefício e facilidade de limpeza, apesar da baixa durabilidade.

Como limpar a tábua de corte

Madeira – Lave com água e sabão e depois passe um pouco de limão ou vinagre.

Plástico – Lave a tábua com água quente e sabão neutro. Use uma esponja comum.

Vidro – Esse modelo é mais simples de limpar. Basta utilizar água e sabão para retirar o que restou dos alimentos.

Uma prática fundamental é, independentemente de qual tipo de tábua você usar, não misturar os alimentos durante a preparação das refeições. Se você cortar uma carne crua, por exemplo, e depois cortar uma verdura na mesma tábua, o alimento pode ficar contaminado. Por isso, use uma tábua para cada tipo ou limpe bem antes de usá-la.

Viu como escolher a manter a tábua de corte ideal exige alguns cuidados? Participe do nosso post deixando o seu comentário abaixo!

Comentários

comments

Comentários