Aprenda a fazer um spa caseiro para os pés

Aprenda a fazer um spa caseiro para os pés

Os pés são a parte do corpo que mais sofre com o cansaço e o desgaste do dia a dia. Com isso, vez ou outra, é preciso proporcionar um descanso maior a eles. Para aguentar as tarefas diárias, muitas pessoas optam por fazer um spa caseiro para os pés a fim de usufruírem de um relaxamento completo e renovarem as energias para o dia seguinte.

Se você quer saber como fazer um, acompanhe esse conteúdo que preparamos com o passo a passo de um spa caseiro para os pés. É fácil, com ingredientes comuns e os efeitos são surpreendentes. 

Aprenda a fazer um e insira esse ritual na sua rotina semanal, proporcionando a você momentos que vão trazer mais disposição nas tarefas diárias!

Passo a passo de um spa caseiro para os pés

1- Limpe e esfolie

Não é difícil perceber, depois de muito tempo sobrecarregado com o atrito dos sapatos, os pés ficam com uma camada áspera. Logo, o primeiro objetivo do spa caseiro é deixá-lo macio outra vez. Para isso, é preciso fazer um processo de esfoliação.

Após deixar os pés limpos, lavando-os com sabonete, é hora de passar o esfoliante. Para fazer em casa, misture os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de açúcar
  • 1 de mel
  • 3 colheres de óleo de amêndoas corporal

Com a mistura, massageie o pé em movimentos circulares, isso vai retirar células mortas e devolver o aspecto macio da pele.

2- Utilize compressas

Colocar uma compressa quente nos pés relaxa os músculos e os tecidos tensos, estimulando também a circulação do sangue para o lugar tratado de maneira imediata e aliviando qualquer tipo de dor muscular.

A compressa pode ser improvisada em casa também, com toalhas ou qualquer outro material que mantenha o calor e seja macio.

3- Faça um escalda-pés alternado

Essa técnica auxilia em casos de possíveis contusões e entorses. O choque quente/frio proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e se contraírem alternadamente.

Para fazer o escalda-pés alternado, encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C).

Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos. Em seguida, na água fria, por 1 minuto.

Enquanto os pés estiverem na água fria, acrescente água fervente ao balde de água quente, para manter a temperatura inicial. Faça isso alternando 5 vezes e termine com a aplicação fria. Mantenha os pés de repouso de 15 a 20 minutos.

4- Coloque os pés para cima

Muitos ortopedistas indicam colocar algum objeto nos pés da cama, para deixá-la mais alta e favorecer o retorno venoso do sistema linfático. Isso proporciona uma diminuição de inchaços e traz uma sensação agradável de descanso no dia seguinte.

Seguindo essas recomendações, os pés deixam de ser uma parte dolorida do corpo e a pessoa passa a sentir um bem-estar maior.

Evitar sapatos que machucam ou apertam demais é uma outra forma de prevenir dores e problemas como calos, inchaços e má circulação.

O spa caseiro dos pés é uma ótima forma de cuidar da saúde e inserir mais momentos prazerosos na rotina. Experimente fazer na sua casa!

Comentários

comments

Comentários