Saiba como guardar alimentos na geladeira corretamente

Saiba como guardar alimentos na geladeira corretamente

Guardar alimentos na geladeira parece uma tarefa simples e comum na rotina. Bom, comum pode até ser, mas simples não é. Logicamente, estamos falando de guardar alimentos da maneira correta e não sem nenhum tipo de critério.

Para além de uma técnica de organização, se trata de uma prática de conservação de alimentos, importante para a saúde de quem for consumi-los futuramente.

Como em todos os nossos materiais, trazemos temas que fazem parte da rotina e que merecem atenção. Hoje vamos facilitar a sua vida e ensinar de uma forma bem prática como se faz para guardar alimentos da maneira correta e garantir que eles vão ter durabilidade.

Laticínios e derivados

Esse tipo de alimento pode estragar facilmente se não for armazenado da forma correta. Por isso, fizemos um tópico somente para eles.

leite merece muita atenção. A maioria das pessoas não sabe, mas é importante cobrir a abertura que fica após cortar a embalagem, pois é fonte de possíveis proliferações de bactérias. Fique atento também à validade, pois mesmo os leites do tipo longa vida (UHT) duram no máximo três dias após abertos.

Os queijos que precisam de máxima refrigeração devem ser mantidos na parte de cima da geladeira, dentro de um pote fechado com tampa. É importante retirar a água que fica em volta, pois ela prejudica a conservação.

Guardar a manteiga na geladeira depende da recomendação do fabricante. Algumas versões precisam, outras não. O certo é olhar o rótulo. Por exemplo, se a orientação for “deixar em local fresco e arejado”, não deixe jamais perto de locais quentes como fogão ou micro-ondas.

Legumes, verduras e frutas

No caso de legumes e verduras, o ideal é guardar nas gavetas de baixo para evitar que sejam queimadas pela baixa temperatura.. É importante lavar as folhas e secá-las com uma toalha antes de guardá-las, embora também seja preciso refrigerá-las por pelo menos duas horas antes de lavar.

Algumas frutas precisam ir para a geladeira. Dentre elas, podemos destacar o melão cortado, pêssegos maduros, morangos, abacates, mangas maduras, abacaxis e melancias, armazenadas também no gavetão. Tenha cuidado apenas para não amassá-las.

Açúcar e café

Tem gente que coloca o açúcar na geladeira para evitar formigas. Essa indicação não é necessária, mas também não é proibida. O importante é que o açúcar esteja em um recipiente coberto, inclusive a parte da colher.

Já no caso do café, ele pode ser colocado no refrigerador para manter o seu aroma, desde que não haja nenhuma recomendação contrária no rótulo.

Como se pode ver, guardar alimentos na geladeira não é tão simples assim, é preciso saber o que está fazendo para não correr o risco de consumir um alimento estragado ou contaminado. É importante deixar a sua geladeira sempre limpa e organizada para que os alimentos fiquem bem armazenados.

Aprendeu bem as nossas dicas? Não esqueça de colocá-las em prática todas as vezes que chegar do supermercado. Com o tempo, você vai se acostumar a fazer do jeito certo!

Comentários

comments

Comentários