6 dicas para facilitar a limpeza da casa

6 dicas para facilitar a limpeza da casa

A limpeza da casa é um assunto recorrente entre as famílias brasileiras e, muitas vezes, fonte de discussões e conflitos. Muitas pessoas simplesmente detestam limpar a casa e outras sequer sabem por onde começar. Mas será que a limpeza precisa ser mesmo um sacrifício?

Limpar o próprio lar deveria ser uma prática de cuidado e zelo para o seu ambiente. Uma casa limpa e organizada traz bem-estar às pessoas que dividem o espaço e torna a vida muito mais produtiva.

Respondendo à pergunta do primeiro parágrafo… Não! Limpar a casa não precisa ser um sacrifício. Para mostrar como, separamos 6 dicas para facilitar a limpeza da casa e ajudar aqueles que têm mais dificuldade em desempenhar essa função. Veja quais são!

1. Comece a limpar de cima para baixo

Um erro que muitas pessoas cometem é iniciar uma faxina pelo chão. O que ocorre é que essa não é a melhor maneira de iniciar a limpeza de casa, pois conforme for limpando móveis, bancadas, etc. o chão ficará sujo de novo.

Portanto, para quem ainda não sabe, o certo é começar a faxina de cima para baixo e assim garantir que o trabalho só seja feito uma vez. Imagine tirar o pó dos móveis depois de varrer ou aspirar? Não dá certo!

2. Limpe superfícies com vinagre, azeite e bicarbonato de sódio

Misture uma colher de azeite com 2 colheres de bicarbonato de sódio e use uma escova de dentes para limpar seus armários. Em seguida, tire o que sobrou com um pano limpo.

Se apenas esfregando não é suficiente para tirar crostas de metais, como chuveiros e torneiras, coloque a parte suja dentro de um saco plástico com vinagre e deixe durante 1 hora. Em seguida, lave com muita água.

3. Tire a gordura da grade do fogão com amoníaco

Para eliminar a gordura da grade do fogão, use amoníaco. Você só precisa colocar a grade em uma sacola de plástico com 2 ou 3 colheres de amoníaco e aguardar por 12 horas para tirar. Em seguida, enxágue e estará sem gordura.

4. Use detergente neutro em tecidos

Em manchas de soluções grossas e gordurosas em tecidos, como graxa, manteiga, batom ou chocolate, o ideal é limpar com um pano limpo e detergente neutro, passando um pano úmido em seguida e depois outro com benzina.

Se a sujeira é de refrigerante, sucos ou café, a recomendação é utilizar um pano úmido com detergente neutro seguido de um pano seco. Para manchas de vinhos ou cervejas, troque apenas o pano seco por um embebido em álcool. Para eliminar cheiros ruins, use bicarbonato de sódio.

5. Clareie talheres de prata com água fervendo

Use água fervendo, papel alumínio e sal. Coloque os talheres em um recipiente forrado com papel alumínio, deixe durante 30 minutos e estará tudo brilhando e sem arranhões.

6. Siga uma ordem para limpar a cozinha

Na cozinha, limpe primeiro a pia. Lave a louça e guarde tudo, liberando espaço na bancada. Em seguida, dedique-se à geladeira, descongelando e limpando o que for preciso.

Você pode utilizar vinagre branco em um pano para tirar odores da geladeira. Lave as partes móveis com detergente esponja.

Limpe o fogão com detergente neutro e desengordurante nas partes engorduradas. Depois vá para os armários e finalize a limpeza lavando ou passando pano úmido com desengordurante no chão.

Viu quantas dicas práticas para facilitar a limpeza da casa? Faça dessa hábito um momento de cuidado com o seu lar e use nossas dicas para que a faxina não seja mais um sacrifício.

Comentários

comments

Comentários