Um macarrão especial para o dia das mães: Rigatone ao molho Matriciana

Um macarrão especial para o dia das mães: Rigatone ao molho Matriciana

Já sabe o que vai preparar para comemorar o dia das mães? Aposte em uma receita clássica preparada de um jeito especial, o Rigatoni alla’amatriciana ou Rigatone ao molho Matriciana.

Para quem não conhece essa receita italiana, o prato leva uma iguaria chama guanciale, que é um tipo de bacon italiano, não defumado. Além dele, temos um molho rústico com tomates e outros ingredientes especiais que combinam muito bem com a carne.

Em uma data como essa, o prato é perfeito para agradar as mães e mostrá-las o quanto são importantes. Saiba agora como preparar essa receita e surpreenda a todos os paladares!

Rigatone Casaredo ao molho Matriciana

Antes de ir ao supermercado para fazer aquela comprinha para o dia das mães, anote cada item abaixo para não esquecer de nada.

Ingredientes

  • 500 g de Massa Sêmola Rigatone Casaredo
  • 600 g de tomate pelado batido
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 150 g de guanciale fatiado finamente
  • 40 g de cebola roxa picada
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 500 g de rigatoni
  • 60 g de queijo pecorino ralado
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto

Pela qualidade dos ingredientes, é possível ver que o resultado não vai ser um simples macarrão, mas uma massa com tudo o que tem direito. Escolha sempre marcas que fazem os melhores produtos para a sua família, como os sabores da família Casaredo.

Caso não encontre o guanciale, use um bacon mais artesanal ou outros cortes semelhantes. Vale usar a criatividade sem perder a essência do prato, é claro!

Modo de preparo

1. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e frite o guanciale até ficar dourado, deixando soltar o sabor que será a base da receita. Em seguida, refogue a cebola e espere alguns minutos até elas incorporarem na carne.
2. Adicione a esse refogado o vinho branco e espere dois minutos. Assim dá tempo do álcool evaporar. O vinho serve para dar uma acidez ao prato e potencializar o sabor dos outros ingredientes.
3. Acrescente então o tomate pelado batido e cozinhe por aproximadamente 15 minutos até que tudo se torne um molho cheio de sabores. Prove e corrija o sal e a pimenta. Reserve.
4. Agora chegou a hora do Rigatone. Cozinhe a massa em ponto al dente, escorra a água e coloque sobre o molho, salteando por um minuto para que a massa absorva bem os sabores e você não perca nenhuma gota na frigideira.
5. Finalize com pimenta-do-reino e queijo pecorino ralado. Sirva em seguida.
Afinal, massa boa não pode estar fria, não é mesmo?
Com essa receita, o almoço do dia das mães vai começar com o pé direito. Para continuar especial, só falta mesmo uma sobremesa à altura do prato e muito carinho para as mamães.

Quer saber agora que sobremesa você pode fazer para agradar a família toda nessa data especial? Toda mãe merece o melhor bolo de laranja para tomar com um cafezinho depois do almoço. Veja então como fazer um de dar água na boca!

Comentários

comments

Comentários