Aprenda 5 dicas infalíveis para melhorar na cozinha

Aprenda 5 dicas infalíveis para melhorar na cozinha

Vamos combinar! Sobreviver na cozinha não é o mesmo que saber cozinhar.

Se você se identificou com o primeiro caso, esse post será bem útil, pois as dicas que traremos aqui são justamente para quem precisa melhorar na cozinha.

E, acredite, com elas é possível comer muito bem sem se descabelar!

Para muitos, um desafio culinário é preparar um prato típico de Masterchef. Para outros, o sonho é fazer um arroz soltinho e abandonar de vez o miojo.

Limitações à parte, o que todo mundo quer é saber aproveitar os ingredientes da melhor forma possível e honrar os quilinhos a mais que eles trarão!

Deixemos a conversa de lado e vamos ao que interessa. São 5 dicas para melhorar na cozinha que vão facilitar a sua semana e diminuir os seus gastos com restaurantes e serviços delivery. Aprenda todas elas antes de vestir o seu avental!

1. Aprenda os segredos do arroz branquinho e soltinho

cooked rice

 

Primeiro de tudo, lembre-se de usar água quente no preparo, pois a fria retarda o cozimento. Portanto, já coloque a chaleira para ferver.

O tipo agulhinha pede duas partes de água para cada parte de arroz. Refogue o alho já com o sal, sem deixar dourar para não escurecer o arroz e adicione um pouco de manteiga para que a água não transborde da panela.

2. Feijão tem que ser macio e bem temperado

Para engrossar o caldo do feijão, retire uma concha dele cozido e amasse os grãos. Esse é o truque! Misture com o restante do caldo na panela e deixe no fogo por mais alguns minutos. Acrescente o tempero de alho e sal apenas no fim, para ele ficar macio.

3. Os segredos do bife perfeito

Aqueça bem a frigideira antes de fritar os bifes. Se for usar manteiga, espere ela parar de fazer espuma e dar uma leve dourada. Frite os bifes em fogo alto para que fiquem suculentos.

Tempere a carne com sal e pimenta do reino somente na hora de servi-la. Isso ajuda a conservar o caldo e a maciez do corte.

4. Acerte o ponto do macarrão

 

Para completar os principais alimentos da dieta brasileira, não podíamos deixar de lado o macarrão. Quem sabe fazer um arroz soltinho, um feijão macio e um macarrão al dente já pode ser chamado de bom cozinheiro.

Portanto, para não errar o macarrão, use a proporção de 5 litros de água para 500 gramas de massa. Quando a água ferver, acrescente uma colher (sopa) de sal. Use o óleo para as massas frescas.

Fios longos devem ser colocados inteiros no centro da panela sem quebrar, com a ajuda de uma colher. Mexa com um garfo logo no início e, de vez em quando, durante o cozimento para não grudarem.

Atenção no ponto, que deve ser cozido, mas resistente à mordida (al dente).

5. Preserve a cor dos vegetais

Ao contrário do que se pensa, os vegetais também têm seus segredos para ficarem perfeitos.

É preciso manter a cor e a textura dos legumes e verduras. Logo, cozinhe-os no vapor até ficarem macios, assim eles também conservam seus nutrientes e seu sabor.

Depois dessas dicas, você pode fazer pratos simples e deliciosos sem medo. Conforme for melhorando, arrisque incrementar o cardápio com molhos especiais para o macarrão ou até uma linguicinha no feijão.

Fique atento aos próximos posts com mais dicas sobre alimentos.

Comentários