05 dicas para não errar na hora de desenformar bolo

05 dicas para não errar na hora de desenformar bolo

Desenformar bolo requer técnica como qualquer outra coisa na cozinha. De primeira, parece a tarefa mais difícil do mundo, mas seguindo alguns macetes especiais se torna bem mais fácil.

Não tem nada pior do que fazer um bolo fofinho e perfeito e ter que servi-lo no tabuleiro porque não sabe desenformar. Ou pior, quebrar ele todo na hora de passar para o preto.

Mas calma que os dias de bolo quebrado estão contados. Hoje você vai aprender de uma vez por todas a desenformar bolo sem errar. Separamos 5 dicas que você deve seguir à risca. Acompanhe e aprenda!

1. Escolha uma forma em bom estado

Essa, sem dúvida, é a primeira dica, pois uma forma enferrujada ou danificada impossibilita que você desenforme o seu bolo em perfeito estado. Portanto, é essencial que a forma esteja com a superfície lisinha para que a massa saia inteira quando estiver pronta.

2. Unte a forma corretamente

A segunda preocupação é com a maneira que você está untando a sua forma de bolo. Tanto o óleo quanto a manteiga servem bem para a função. Acontece que o óleo pode deixar um gosto no bolo que não combina com a receita, enquanto a manteiga é parte dela e por isso não altera o sabor.

Depois de escolher uma das duas opções, é preciso espalhá-la em toda a forma, principalmente os cantos, deixando tudo coberto pela gordura.

Após essa etapa, entra a farinha de trigo, aproximadamente 3 colheres de sopa. Vire a fôrma até a farinha cobrir toda a gordura e descarte o restante da farinha que sobrar. Dê umas batidinhas que o excesso se solta facilmente. Pronto, a sua forma está untada!

Atenção!

Você deve ter notado que não citamos a margarina como uma opção de gordura para untar a forma. A verdade é que a margarina não é indicada para essa função, uma vez que tem muita água em sua composição.

Para utilizar uma margarina, ela precisa ter pelo menos 74% de lipídios. Caso contrário, grande parte dela vai evaporar, deixando o bolo ressecado e com chance de ficar grudado na forma.

3. Deixe a forma na geladeira antes de despejar a massa

Não deixe para untar e enfarinhar o bolo com a massa pronta para despejar. O ideal é fazer o processo e colocar a fôrma na geladeira por 10 minutos. Isso fará com que a manteiga demore mais para derreter no forno, dando tempo do bolo cozinhar mais antes de entrar em contato com o alumínio. Acredite, cada detalhe facilita o momento de desenformar.

4. Espere o bolo ficar na temperatura ideal

Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme. No entanto, se esperar demais, ele esfarela também.

5. Bolos cremosos pedem farinha de rosca

Muita calma! Não é para colocar farinha de rosca na massa do bolo, e sim na hora de enfarinhar a forma, depois dela untada.

Os bolos cremosos, como o de milho e aipim, são mais difíceis de desenformar, por isso, a farinha de rosca é mais indicada, pois ela é mais grossa e dará mais proteção para a parte que fica em contato com a forma.

O que você achou dessas dicas? Siga todos esses passos e conte para nós como foi desenformar o bolo depois de saber dessas informações!

Comentários

comments

Comentários