Você sabe quais são os doces do Brasil?

Você sabe quais são os doces do Brasil?

Não é só a feijoada que carrega a marca do Brasil, muitos doces que fazem parte do nosso cardápio também fazem parte da cultura do nosso país. Nesse post vamos falar dos doces do Brasil, mostrando algumas das receitas que são resultado dos diferentes costumes que existem nesse extenso e diverso território.

Entre tantas delícias, fica difícil saber qual doce é a verdadeira paixão do brasileiro. A essa altura, você já deve estar pensando no seu favorito.

Mas, afinal, que doces são esses? Saiba agora e confira se o seu “quindinzinho” está entre eles!

O quindinzinho nacional

Já que estamos falando em quindim, ele será o primeiro doce do Brasil. O que se conhece sobre a história da receita é que a troca da amêndoas por coco em uma receita originalmente portuguesa foi o que o transformou em um doce brasileiro.

Suas principais características são o amarelo vibrante com aspecto translúcido, que vem das dezenas de gemas de ovo que ele leva, a cremosidade e uma crosta dourada de coco em sua base.

Brigadeiro: o favorito nas festas

Diz-se no popular que festa sem brigadeiro não é festa. E a verdade é que o brigadeiro há muito tempo é uma das preferências nacionais.

Surgiu no início da década de 70 para apoiar a campanha política de um candidato que ocupava a posto de brigadeiro em carreira militar. Os comitês de senhoras realizava chás e encontros repletos de guloseimas para a campanha. Dentre elas, uma mistura de leite condensado com chocolate, criada por D. Heloísa Nabuco de Oliveira, que acabou sendo batizada de brigadeiro por ela mesma para homenagear o candidato.

O doce ganhou diferentes versões, utilizando tanto ingredientes mais comuns quanto sofisticados. A verdade é que até os dias de hoje toda festa de aniversário no Brasil precisa ter brigadeiro.

Pé-de-moleque ou pé-de-moça?

Ambos são doces feitos com amendoim, mas com diferenças nos ingredientes. O pé-de-moleque tem uma textura mais dura, pois a sua base é de açúcar caramelizado.

Após o açúcar chegar no ponto de caramelo, se coloca o amendoim e despeja em um refratário para depois de frio cortar em quadradinhos. Já o pé-de-moça é uma versão cremosa desse doce, levando leite condensado.

Ambos são requisitados nas festas juninas e integram com destaque o nosso time de doces do Brasil.

A sobremesa mais popular do Brasil: pudim

De textura e sabor incomparáveis, o pudim é uma das mais tradicionais sobremesas brasileiras, difícil de comer só um pedaço.

Feito no liquidificador, seus processos precisam ser seguidos com rigor para que tudo dê certo. Um deles é que a sobremesa é feita no forno em banho maria. Além disso, leva uma calda de açúcar que precisa ser dourada, mas nunca queimada.

Toda família tem alguém que sabe fazer pudim de leite. Alguns preferem ele todo furadinho, outros lisinho. E na sua, tem alguém que arrasa no pudim?

Inscreva-se na nossa newsletter e leia outros posts como esse sobre curiosidades e receitas deliciosas!

Comentários

comments

Comentários