Errou na mão? Aprenda como dessalgar alimentos

Errou na mão? Aprenda como dessalgar alimentos

Todo mundo já passou por isso um dia: na hora de provar o prato, perceber que o sal simplesmente dominou todos os outros sabores. Seja por exagerar no sal, seja por não dessalgar um alimento o suficiente, isso pode acontecer com qualquer um.

Embora muitas vezes o estrago seja grande, existem formas de salvar a receita e reverter esse pequeno acidente culinário.

Separamos algumas dicas que você precisa aprender para salvar o seu prato e não precisar pedir pizza no almoço de domingo em família porque a comida ficou salgada. Veja a seguir e guarde essas dicas!

Para dessalgar: água quente ou água gelada

Alguns alimentos como a carne seca e o charque precisam ser dessalgados antes de serem preparados. Para isso, existem duas técnicas possíveis para realizar esse processo de pré-cozimento. Um deles é com água quente.

Para dessalgar com água quente é preciso colocar a carne numa panela e cobri-la com água. Após 10 minutos fervendo, é preciso jogar essa água fora e repetir o processo duas vezes. Depois, é só cozinhar a carne do jeito que a sua receita precisar.

Com água gelada, o processo é um pouco diferente. Normalmente se utiliza essa técnica com o bacalhau.

Primeiro, é preciso colocar uma vasilha com água na geladeira e esperá-la gelar por alguns minutos. Para ficar ainda mais gelada, coloque algumas pedras de gelo na vasilha e deixe o bacalhau de molho nela.

Coloque de volta na geladeira e repita o processo após 4 horas. O número de repetições é de acordo com o tamanho do bacalhau. Dependendo do tamanho, pode-se levar até 3 dias fazendo.

Para excesso de sal na comida: batata

Um pouco de pressa ou uma empolgação a mais na cozinha podem ser suficientes para errar a mão no sal. Bom, ninguém gosta quando isso acontece. Dependendo da ocasião, isso pode colocar tudo a perder.

Porém, o que muitos não sabem é que a batata pode ser a grande salvadora da pátria nessas horas, principalmente quando a receita é a base de caldos.

Primeiro, lave bem a batata, coloque-a dentro da receita com casca e tudo e deixe-a cozinhar na comida. Depois que ela estiver cozida, é só retirá-la. Pronto! A batata terá cumprido a sua missão de absorver boa parte do sal da comida.

Para feijoada salgada: couve

Ninguém merece feijoada salgada, não é mesmo? Mas não precisa entrar em pânico porque a couve que se serve como acompanhamento, pode também tirar o excesso de sal do feijão.

A couve tem o poder de absorver o sal do feijão e pode ser utilizada também em outros tipos de caldos e sopas. É só colocar as suas folhas para cozinhar junto com o caldo e tirá-las após levantar fervura.

Viu? Não tem mistério na cozinha, é só não perder tempo e fazer a coisa certa. Agora que você já sabe tirar o excesso de sal dos alimentos, pode se arriscar com novas receitas.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e confira outros posts como esse que podem te ajudar a melhorar cada vez mais na cozinha!

Comentários

comments

Comentários