5 truques para aprender a fazer bolo caseiro

5 truques para aprender a fazer bolo caseiro

Todo mundo que gosta de tomar aquele cafezinho da tarde precisa aprender a fazer bolo para dar aquele upgrade ao lanchinho.

Além de muito mais econômico do que comprar um doce diferente todos os dias, o bolo caseiro é ainda mais delicioso.

Mas a verdade é que muita gente tem dificuldade de cozinhar, principalmente de fazer bolo. Uns têm fama de solar todos os bolos, outros sequer tentaram temendo ser muito difícil.

Para resolver isso de uma vez, hoje vamos passar 5 dicas especiais que você precisa saber para aprender a fazer um bolo fácil e delicioso. Veja a seguir que dicas são essas!

1. Use ingredientes na temperatura ambiente

Pode tirar a manteiga, o leite e o ovo da geladeira porque bolo bom se faz com ingredientes em temperatura ambiente. A não ser, é claro, que a sua receita exija algum ingrediente gelado.

2. Passe todos os ingredientes em pó na peneira

Farinha, açúcar, achocolatado, fermento, tudo pode ser peneirado antes de ser incorporado à massa. Esse simples truque é o que pode garantir uma receita ainda mais homogênea e fofinha.

3. Faça alguns macetes com o fermento antes de usar

Existem dois truques para garantir que a sua massa vai crescer. Primeiro, pegue o fermento e dê uma balançada no potinho antes de usar. Isso ajuda a misturar os componentes químicos do fermento e potencializa o efeito.

Segundo, teste um pouco do fermento na pia molhada e veja se ele vai borbulhar. A ausência de borbulhas é sinal de que ele já está sem efeito.

4. Misture tempo suficiente e com delicadeza

Na hora de misturar a farinha e fazer aquela massa homogênea, mexa com delicadeza, pegando todas as sobras do fundo e da lateral. Mas atenção, não pode ser por muito tempo, pois a massa pode ficar pesada. Apenas o suficiente para misturar bem os ingredientes.

5. Leve ao forno pré-aquecido em uma forma adequada

Essa dica é aquilo que chamamos de mirar em um e acertar três. Por quê? Primeiramente, o forno deve estar pré-aquecido por cerca de 10 minutos entre 180º C e 200º C.

Segundo, a forma escolhida deve ter o tamanho adequado para caber toda a massa e sobrar um espaço para ela crescer uniformemente. Terceiro, precisa ser untada com manteiga e farinha, inclusive nas bordas, para não grudar.

Depois desses truques ficou mais fácil fazer um bolo não é? Basta escolher a sua receita favorita e colocar todas essas dicas em prática.

Aprenda muitas receitas deliciosas e práticas no nosso blog. Basta se inscrever na newsletter e acompanhar o que tem de melhor na cozinha!

Comentários

comments

Comentários