Aprenda essas 4 dicas valiosas de economia doméstica

Aprenda essas 4 dicas valiosas de economia doméstica

O consumo consciente é um caminho que tende a crescer cada vez mais em todos os setores da vida, a começar pela própria casa. Com isso, surge a necessidade de pensar em economia doméstica, o que visa reduzir as contas do mês.

Para mostrar como se pratica a economia doméstica, separamos 04 dicas de ouro para você aplicar na sua casa e reduzir os gastos gerais. Veja a seguir que dicas são essas, onde e como aplicá-las!

  1. Controle o uso da água

O uso equilibrado da água não é importante apenas para o bolso, mas também para o meio ambiente. A consciência ambiental é um conceito que caminha junto com a economia doméstica.

 

  • Escovando os dentes

 

Tarefas simples da rotina como escovar os dentes têm um grande impacto no consumo de água. Durante um período de 5 minutos apenas com a torneira aberta, gasta-se cerca de 12 litros de água.

Em contrapartida, se, ao escovar os dentes, a torneira ficar fechada e só for utilizada nos momentos necessários, esse consumo pode se reduzir a meio litro apenas.

 

  • Lavando a louça

 

Com a louça não é diferente. O certo é ensaboar toda a louça antes e só depois enxaguar tudo junto. Outra dica é molhar a bucha antes de colocar o detergente, assim você evita o desperdício do produto.

 

  • Lavando roupa

 

Escolha dias da semana para lavar as roupas, junte até a capacidade máxima da máquina e utilize a quantidade correta do produto, de acordo com a quantidade de roupas. Tenha medidores para facilitar e garantir que o produto não está sendo desperdiçado.

  1. Economize energia elétrica

Outra fonte de despesa que está relacionada aos hábitos da família é a energia elétrica.

Sabemos que se trata de um recurso essencial, porém há maneiras de reduzir o uso e trazer benefícios para as finanças e para o ambiente.

 

  • Lâmpadas

 

Acenda as luzes apenas se realmente for necessário e não se esqueça de apagá-las quando sair do local em que estiver. Durante o dia, aproveite a luz natural.

Troque todas as luzes da casa por lâmpadas de LED, pois, a médio e longo prazo, elas trazem economia.  

 

  • Passando roupa

 

O ferro de passar ligado por longos períodos também traz impacto na conta de luz, por isso prefira reservar um dia por semana e passe tudo de uma vez. Assim, você evita ligar e desligar o ferro, ato que consome mais energia.

  1. Controle o uso de produtos de limpeza

É preciso usar os produtos de limpeza com mais atenção, pois há uma medida certa e suficiente para usufruir dos seus efeitos.

Uma dica boa é diluir os produtos em água em vez de utilizá-los direto na superfície e usar borrifadores. Além de economizar, você ainda evita intoxicações e danos para as mãos.

  1. Diminua a conta de gás

O gás pode ficar caro para todo mundo, tanto para quem compra botijão quanto para quem tem gás encanado e paga faturas mensais.

Para economizar o gás, basta otimizar o fogo com o uso de tampas nas panelas na hora de cozinhar. Esse simples ato cozinha o alimento mais rápido e diminui até 5 vezes o uso do gás.

Com esses novos hábitos, você diminui gastos e a sua economia doméstica vai reduzir bastante, basta inseri-los na rotina até se tornarem naturais para todos. Se for preciso, cole cartazes e folhas em cada cômodo de sua casa com orientações.

O que você achou dessas dicas? Vai colocá-las em prática! Aproveite para conhecer também nosso conteúdo sobre como economizar no supermercado!

Comentários

comments

Comentários