Guia do supermercado para quem mora sozinho

Guia do supermercado para quem mora sozinho

Uma das funções mais recorrentes de quem administra uma casa é fazer compras. Para quem não está acostumado, isso se torna também um dos maiores desafios, principalmente para os que moram sozinhos há pouco tempo. Que tal um guia do supermercado?

Criamos um guia do supermercado para os menos experientes, mostrando os segredos de uma boa administração das compras de casa, evitando assim desperdícios de dinheiro e de alimentos.

Acompanhe este guia e veja como você pode garantir uma geladeira cheia, na medida certa para o seu dia a dia!

  1. Porções menores

Um erro bastante comum de quem não tem experiência com a administração de uma casa é exagerar nas compras.

Acontece que, quando você exagera na compra de alimentos perecíveis, como carnes, queijos, verduras e ovos, é desperdício certo.

Para evitar que os alimentos estraguem, o único jeito é diminuir bastante as porções, comprando apenas aquilo que for consumir na semana. Caso contrário, lembre-se de que muitos alimentos podem ser congelados. Por isso, use o freezer a seu favor!

  1. Crie o seu cardápio semanal

Agora que você já aceitou que precisa diminuir as porções, prepare-se para criar o seu menu semanal, assim fica muito mais fácil fazer as suas compras.

Nada de gastar todo o seu dinheiro pedindo comida pronta, muito menos junk food. Crie um menu com os pratos de que você gosta e dê uma folga ao seu bolso e à sua saúde, claro.

Para não errar na hora de planejar o cardápio, leve em conta as vezes que você realmente vai comer em casa. A partir daí, calcule a quantidade de proteínas, verduras e hortaliças, deixando os alimentos não perecíveis para as compras do mês.

  1. Crie o hábito de fazer listas

Que tal uma lista em cada cômodo da casa ou, pelo menos, na cozinha e no banheiro, locais estes que são as principais fontes de gastos?

Afinal, não é só com alimentos que se gasta, as contas de farmácia também fazem parte do consumo essencial.

Para não comprar o que não precisa ou, pior que isso, para não se esquecer de comprar a pasta de dente ou outro item de uso diário, anote, numa lista, tudo o que está faltando na sua casa.

  1. Compre frutas e verduras na feira

Todo bairro tem uma feira local ou pelo menos nas redondezas. O bom da feira é que ela traz sempre alimentos frescos, da estação, e ainda tem um dia certo para acontecer.

Assim, você cria um hábito semanal de comprar apenas os alimentos que vai usar e ainda aproveita frutas e verduras fresquinhas.

Esse guia do supermercado é, na verdade, um guia para gerenciar boa parte das suas finanças, já que grande parte dela corresponde a gastos com alimentação e produtos de higiene pessoal.

Gostou de receber essas dicas? Não deixe de colocá-las em prática e organize de uma vez por todas a sua alimentação. Para receber outros conteúdos como esse, Assine nossa newsletter e aproveite!       

Comentários

comments

Comentários