Quem nunca sofreu ao tentar desengordurar a louça na hora de lavar, não é mesmo? Você lava e quando vai secar percebe que os utensílios ainda estão grudentos e engordurados, a tristeza bate em ter que repetir todo o processo.
E se a gente te dizer que isso não precisa mais acontecer? Neste post você vai descobrir dicas sobre o uso de sabão e detergente para nunca mais ter trabalho dobrado.
Na hora de lavar, escolher sabão ou detergente?
Antes de tudo é interessante você saber que, principalmente o sabão caseiro e algumas opções industrializada dele, costumam ser feitos de óleo vegetal e animal. Já o detergente é derivado de petroquímicos, ou seja, de petróleo.
Porém, os dois tem um aspecto que pode interferir na sua escolha: a poluição ao meio ambiente. Em muitos casos, os resíduos que vão pelo ralo da pia ao lavar sua louça descem para o esgoto e acabam em rios.
O sabão em barra, por utilizar componentes mais naturais, pode ser considerado biodegradável, pois ao entrar em contato com os microorganismos da água sofre decomposição. O detergente age ao contrário, vai se acumulando nos rios e forma uma densa camada de espuma.
A desvantagem do sabão não tem relação com gordura, mas pode te interessar, principalmente se tiver crianças em casa. Essa opção não consegue agir na presença de cálcio, magnésio e ferro. Por exemplo, se sujar a mão ou uma superfície de giz, o detergente será a melhor opção, ao usar o sabão em barra pode ser que a sujeira acabe virando uma pasta, pois os produtos irão se acumular.
Mas qual é o melhor para lavar louça então? A resposta são os dois! O uso do sabão ou detergente para a remoção de gordura dos pratos, talheres e panelas são excelentes, você deve escolher o que é mais prático para a sua rotina, levando em consideração os pontos que você leu até aqui.
Durante essa quarentena, você pode aproveitar para aprender a fazer o seu próprio sabão ou detergente, sabia? Nem é tão complicado, temos duas receitas para te passar.
Receita de sabão em barra caseiro
Aqui, reaproveite o óleo que sobra na sua cozinha!
Ingredientes:
1 L de óleo de cozinha (usado e coado)
200 ml de água quente
240g de soda cáustica 90%
Como fazer:
- Misture a água quente com a soda cáustica em um recipiente (é interessante que ele seja usado só pra isso), mexendo até que os dois se dissolvam bem;
- Junte o óleo e mexa por aproximadamente 2 minutos, até o líquido ficar grosso;
- Agora é só esperar o dia seguinte para cortar e usar!
Receita prática de detergente
Essa dica vai fazer você economizar no supermercado.
Ingredientes:
4 l de água em temperatura ambiente
2 barras de sabão de coco ralado
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
100 ml de vinagre
Modo de preparo:
- Em uma tigela misture o sabão de coco nos 2 litros de água;
- Aos poucos, vá acrescentando o bicarbonato de sódio e o vinagre;
- Coloque o restante da água e misture bem;
- Deixe essa mistura descansar por 12 horas antes de usar.
Dicas extras
1. Passe a esponja
Para o sabão ou detergente ser ainda mais eficiente ao eliminar as gorduras dos utensílios, passe várias vezes a esponja neles, mas cuidado para não riscar. Escolha sempre esponjas macias para itens que riscam fácil.
2. Muita espuma não é sinal de limpeza
A espuma que o sabão ou detergente produzem não significa que seus pratos ficarão mais limpos. O que importa é limpar toda a superfície do que você está lavando, se ficar um cantinho engordurado, ela vai se espalhar novamente.
E aí, gostou dessas dicas e já tem um preferido entre sabão e detergente para lavar louça? Conta pra gente nos comentários! Aproveite e inscreva-se na nossa newsletter para não perder dicas de como economizar e colocar a casa em ordem!