O macarrão é delicioso com qualquer combinação de molhos, mas já provou aquele feito com farinha integral? Ele se destaca pelo seu teor de fibra alimentar e traz benefícios à saúde. Isso quer dizer que a ingestão regular dessas fibras está associada a um menor risco para algumas doenças.
Dentre elas estão a redução ao risco de diabetes pelo fato do macarrão integral possuir baixo índice glicêmico.
Também ajuda a reduzir o risco de colesterol, desde que a quantidade seja a certa. Isso porque, as fibras existentes em alimentos integrais têm a capacidade de absorver as moléculas de gordura e também normalizam a síntese de colesterol.
O macarrão integral também previne a prisão de ventre, pois as fibras são ótimas para as evacuações, o que previne vários problemas intestinais.
E, por fim, pode apostar que não engorda, porém o segredo é saber preparar da forma correta. Ou seja, os acompanhamentos devem ser mais saudáveis, como legumes e vegetais, frango sem pele, carne bovina magra ou lombo sem gordura. Hashtag fica a dica!
Principais benefícios para a saúde

Depois de uma breve pincelada porque ingerir macarrão integral é bom, quero te convidar a conferir essas dicas benéficas ao seu organismo.
Para você ter uma ideia, o macarrão integral possui vitaminas B1, B6 e E, e também minerais como selênio, magnésio, zinco, cálcio, fósforo e potássio. Isso significa que ao consumi-lo você ajudará o seu corpo a fortalecer, por exemplo, ossos e dentes.
Outro ponto importante é que o corpo ganha mais energia, atua na contração muscular e na transmissão nervosa e, ainda, auxilia no tratamento da pressão alta.
Mas não é só isso! O macarrão feito com a farinha integral também garante a sensação de saciedade por mais tempo, o que significa que você vai demorar para ficar com fome novamente. Isso acontece porque as fibras, presentes no macarrão integral, absorvem água e permanecem por mais tempo no estômago.
E sabe o que é mais interessante disso, é que os atletas também podem ingerir macarrão integral, pois permite que o açúcar no sangue permaneça estável. Isso dará um atraso no surgimento do cansaço.
Além disso, reduzir o risco de hipoglicemia reativa também pode se traduzir em um aumento direto no desempenho.
E, por fim, diminui o colesterol LDL, aquele que é ruim para a nossa saúde. Com uma dieta equilibrada e com a quantidade correta é possível prevenir doenças cardiovasculares.
Isso acontece porque as fibras presentes nos alimentos integrais conseguem absorver as moléculas de gordura e normalizar a síntese do colesterol.
E, vale lembrar que por se tratar de alimento que contém mais fibras, é preciso também que haja o consumo suficiente de água por dia, sendo que o recomendado é, ao menos, 2 litros.
Então, depois de compreender porque o macarrão integral é benéfico para o organismo, desde que consumido da maneira correta, vamos de receita? Anota aí esse molho funcional para acompanhar um delicioso macarrão integral. A receita é da culinarista Bela Gil.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 cenouras descascadas e cortadas em cubos
- 1/2 beterraba descascada e cortada em cubos
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 3 copos de água
- 1 colher (sobremesa) de orégano seco
- 1 folha de louro
- Sal marinho a gosto
- 1/2 xícara manjericão fresco picado + 1/4 de xícara para finalizar
Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma panela, usando fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe por 5 minutos, até que as cebolas fiquem transparentes.
Adicione a cenoura, a beterraba, a água, a folha de louro, o orégano e o manjericão, tampando a panela em seguida. Deixe ferver.
Logo depois, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que sinta os vegetais bem macios. Bata a mistura e ajuste o tempero se necessário. Adicione a outra metade do manjericão picado, leve ao fogo por mais 5 minutos e sirva em seguida.
Temos outras receitas deliciosas que já mostramos aqui no blog, quer conferir?
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o macarrão integral? A Casaredo conta com diferentes cortes de macarrão, inclusive o integral em formato parafuso, espaguete e talharim.
Ficou com água na boca? O que acha de experimentar o macarrão integral e passar a ter uma rotina alimentar mais equilibrada e saudável? Para mais dicas, continue nos acompanhando assinando nossa newsletter.
