O brasileiro gosta de uma boa comida bem temperada. A diversidade dos pratos típicos é grande, inclusive o tradicional macarrão que está em 98,5% das casas das famílias.
O preparo deste prato pode levar inúmeras combinações de molhos, mas engana-se quem achar que essa delícia foi inventada na Itália. A história do macarrão é bem mais antiga.
Para se ter uma ideia, a primeira referência, e mais próxima ao Ocidente, do macarrão cozido está no Talmude de Jerusalém, livro que traz as leis judaicas do Século V a.C., onde é relatado que os antigos hebreus comiam uma espécie de massa chata em cerimônias religiosas.
Mas porque alguns brasileiros acreditam que o macarrão é de origem dos italianos? Porque foram os próprios italianos imigrantes que trouxeram para o Brasil, a partir da década de 1870, o conhecido até hoje macarrão.
Composição

Já que estamos falando de macarrão, a composição para cada massa também varia. A base é a mesma: farinha de trigo e ovo. Mas nem só desses dois ingredientes “vive” o macarrão. Por isso, existem:
- Grano duro: feito com trigo durum. Um macarrão que fica al dente e a massa fica muito mais solta;
- Com ovos: são 3 ovos para cada quilo de farinha;
- Sêmola: é o tipo mais caro, pois o trigo é nobre;
- Comum: é a massa que mais encontramos nos supermercados, feita com farinha de trigo e água basicamente;
- Integral: para aqueles que precisam de mais fibra na dieta, o macarrão integral é perfeito;
- Caseiro: pode ter um sabor especial por não conter nenhum tipo de produto químico e ser feito para consumir na hora. Pode ser feito com ou sem ovo e absorve uma maior quantidade de molho;
- Com vegetais: quando algum vegetal como espinafre, cenoura e outros são adicionados à massas.
Tipos de massas

Espaguete, talharim, cabelo de anjo, lasanha e as massas pequenas ou médias, como parafuso, rigatone e pena, são passíveis para diferentes combinações de molhos.
O espaguete, por exemplo, é a massa mais famosa do mundo e significa “pequenas cordas”. Há rumores de que possa ter surgido na Sicília, pois há registros de receitas feitas com ele por lá no ano de 1100.
Que molhos combinam com o espaguete? Essa é fácil! A dica é usar molhos mais líquidos e encorpados, como: pesto, sugo, bechamel, alho e óleo, bolonhesa e frutos do mar. Esses tipos de molhos se incorporam melhor nesse tipo de massa longa.
O talharim, que é uma massa mais espessa e achatada, também é classificado como massa longa. Essa massa fica perfeita com molho carbonara, que é um molho cremoso, alfredo, ragu e frutos do mar.
Cabelo de anjo é uma massa mais fina e delicada, recomendada para sopas e ensopados. O cabelo de anjo pode ser uma boa opção se servido recheado e gratinado ao forno.
Já a massa para lasanha é originária da Roma Antiga. Os recheios para a lasanha podem ser variados, como bechamel, molho de tomate, quatro queijos, camarão, vegetais, etc.
Por fim, as massas curtas são excelentes para combinar com os molhos cremosos à base de queijo, saladas e os molhos refogados à base de vegetais.
Aumenta o consumo de macarrão no Brasil
Ainda na pandemia, a massa alimentícia foi a categoria que mais se destacou no Brasil com um aumento expressivo de 159% em faturamento em 2020, ou seja, 247% a mais que no mesmo período de 2019.
E essa popularidade segue até nos dias de hoje, pois o macarrão, por se tratar de um alimento prático e nutritivo, pertence a um grupo de alimentos que está na base da pirâmide alimentar brasileira.
Ele faz parte dos chamados “alimentos energéticos”, que alimentam o sangue com glicose. Dando energia para o cérebro e os músculos funcionarem.
Conforme o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Claudio Zanão, os “brasileiros consomem cerca de 5 kg de macarrão por ano”.
O que também tem aumentado nos últimos anos é o consumo de macarrão instantâneo. A região sudeste é a que se destaca por ser um menu rápido de preparar e que pode ser combinado com diferentes molhos.
Para saber melhor como combinar os tipos de massas com os molhos, a Casaredo preparou um guia que, inclusive, mostra um passo a passo de como preparar uma massa deliciosa.

Gostou das dicas? Para ficar bem informado é só nos seguir pelas redes sociais, através do Instagram.
