Organização financeira doméstica: dicas práticas para economizar dinheiro

Organização financeira doméstica: dicas práticas para economizar dinheiro

Não é difícil encontrar famílias que, no início de um novo ano, busquem formas de rever as contas da casa para manter o orçamento familiar em dia

Pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que, em 2023, quase 80% das famílias possuíam dívidas ativas. Esse número mostra como a organização financeira é mais do que necessária.

Se você se identificou com a situação da pesquisa e quer começar esse ano de forma diferente, melhorando a situação das finanças da sua família, está no lugar certo. Confira dicas e informações para planejar seu orçamento doméstico!

Como criar um orçamento eficiente

Gerenciar um orçamento familiar pode ser desafiador: é preciso considerar itens prioritários, mas não se pode esquecer das reservas de emergência. Então, é preciso clareza de informações e um pouco de jogo de cintura para economizar dinheiro

Algumas orientações podem ser bastante úteis nesse processo: nós separamos as principais para te ajudar na organização financeira. 

  • Estabeleça um orçamento mensal que leve em consideração todas as despesas fixas (aluguel, contas de água, luz, internet, mensalidade da escola, etc.) e variáveis (alimentação, entretenimento, etc.). Ah, não esqueça de reservar uma quantia para despesas imprevistas ou emergências.
  • Identifique as prioridades financeiras da família, como economizar para a educação dos filhos, pagar dívidas ou criar um fundo de emergência. Aloque recursos para esses objetivos.
  • Controle as despesas variáveis, como alimentação e entretenimento, definindo limites razoáveis. Considere fazer um cardápio semanal para otimizar as compras de alimentos – dica extra: que tal reunir a família para ter ideias e criar juntos?
  • Configure transferências automáticas para a poupança ou investimentos assim que receber o salário. Isso ajuda a garantir que parte do dinheiro seja reservada para o futuro – imagine que esse valor é como uma “conta” que precisa ser paga.
  • Faça compras inteligentes: planeje as compras com antecedência, aproveitando promoções e descontos. 
  • Faça revisões regulares do orçamento para garantir que ele esteja alinhado com as metas da família. Ajuste conforme necessário.

Estratégias para economizar nas despesas diárias

Agora que você sabe como fazer uma organização financeira fácil, é hora de entender como colocar em prática dicas para economizar nas despesas do dia a dia. Afinal, a economia de verdade acontece nas pequenas ações da rotina.

Energia

Troque lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e desligue aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso e tire carregadores da tomada.

Água

Repare vazamentos imediatamente para evitar desperdício. Considere fazer a coleta de água da chuva para regar plantas.

Internet e TV a cabo

Avalie seu plano de internet e TV a cabo regularmente. Se você não utiliza todos os canais ou a velocidade da internet é excessiva, considere mudar para planos mais econômicos.

Comer fora de casa e delivery

Reduza o número de refeições fora de casa e também aquele pedido por aplicativo. Cozinhar em casa é geralmente mais econômico. Faça compras com uma lista para evitar compras impulsivas.

Serviços de streaming

Avalie todas as assinaturas mensais (streaming, revistas, academias, etc.) e cancele aquelas que não são essenciais ou raramente utilizadas. Se você assiste a uma série por ano, será que vale a pena manter esse custo?

Compras extras

Estabeleça um limite de gastos mensais para compras não essenciais. Que tal desinstalar o app das comprinhas por um tempo?

Transporte

Considere opções mais econômicas de transporte, como caronas, transporte público ou bicicleta, sempre que possível. Além de economizar dinheiro, você também ajuda o meio ambiente! 

Como lidar com dívidas existentes

Como lidar com dívidas existentes

Se mesmo fazendo a organização financeira familiar você também tem dívidas para quitar, saiba que com planejamento, é possível pagá-las com tranquilidade. Com adequações no orçamento doméstico, tudo vai se resolver. Olha só!

O primeiro passo é o diagnóstico. Liste todas as dívidas que possui, incluindo o valor total, taxa de juros, parcelas mensais e prazos de vencimento. Identifique as dívidas com taxas de juros mais altas. Estas devem ser priorizadas, pois acumulam mais custos ao longo do tempo. Lembre-se que essas dívidas podem comprometer a organização financeira doméstica.

Desenvolva um orçamento detalhado para entender sua renda, despesas essenciais e despesas variáveis – como sugerimos anteriormente. Destaque áreas onde pode cortar gastos para destinar mais dinheiro ao pagamento das dívidas.

Entre em contato com os credores e negocie taxas de juros mais baixas. Muitas vezes, os credores estão dispostos a trabalhar com você para encontrar soluções. Considere também unir dívidas de cartões de crédito ou empréstimos em uma única linha de crédito com uma taxa de juros mais baixa, se possível.

Defina metas realistas para o pagamento das dívidas. Divida o montante total devido em parcelas menores para tornar o objetivo mais alcançável. Assim, você diminui o impacto na organização financeira e cumpre com o pagamento.

Se possível, considere ter fontes adicionais de renda, como trabalho freelancer, bicos ou venda de itens não essenciais, para acelerar o pagamento das dívidas.

Ao atingir metas de pagamento, celebre as pequenas vitórias. Isso pode ajudar a manter a motivação ao longo do processo.

Lembre-se, o processo de quitar dívidas pode levar tempo, mas com comprometimento e consistência, é possível alcançar a liberdade financeira. Além disso, aprender com a experiência pode ajudar a evitar dívidas no futuro.

Ferramentas e aplicativos úteis para organização financeira 

Retomar ou manter a organização financeira é uma tarefa que fica muito fácil quando você não confia somente na sua cabeça. Assim, ter ferramentas apropriadas para esse fim pode fazer toda a diferença. 

Com uma rápida procura, é fácil encontrar sistemas e aplicativos de organização financeira pessoal. Eles oferecem recursos avançados para categorizar despesas, enviar lembretes e, até mesmo, apresentar gráficos para análise. 

Confira 4 opções que vão te ajudar: 

Minhas Economias: disponível para Android e iOS, esse app permite o cadastramento de metas financeiras, além de integrar com cartões de crédito. 

Mobills: possui versão paga e versão gratuita e também está disponível para Android e iOS. Esse aplicativo oferece a funcionalidade de colocar suas despesas em categorias e tem integração com até 3 contas bancárias.

Organize: esse sistema tem o diferencial de ter versão mobile – para celular – e também para computadores. Você pode colocar limites de gastos por categoria de despesas.

Gastos diários: protegido por senha de acesso, esse app tem uma interface intuitiva e fácil de usar. 

Com essas dicas, com certeza, fica muito mais fácil fazer a organização financeira da família em ordem, evitando gastos e melhorando o uso do dinheiro, não é mesmo? 

Agora, é com você: coloque em prática, teste o que funciona para você e adapte como for melhor à sua realidade. Lembre-se que o importante é manter o compromisso com o seu orçamento doméstico e economizar dinheiro!