Páscoa é tempo de renovação, de reunir a família para celebrar a vida, e esse momento merece ser comemorado.
E já que entramos nesse clima pascal, o que acha de preparar a sua casa para receber o “coelhinho da Páscoa“? As crianças adoram esse mundo da imaginação.
Levando para o lado mais descontraído, o ambiente familiar lindo e cheio de boas energias também é sinônimo de celebrar a vida. Então, uma boa sugestão é deixar a criatividade falar mais alto e começar a decorar sua casa de maneira muito fácil, com opções que você mesmo pode fazer.
E, se você tem criança em casa melhor ainda, ela vai amar esse tempinho destinado para colocar a mão na massa. Vamos às dicas?
1. Decoração de ovos de Páscoa
A decoração de Páscoa com as casquinhas de ovos deixa tudo mais lúdico e fofo. Além de serem usadas na decoração ainda podem virar presentes deliciosos se recheadas com ganache.
Primeiramente, separe materiais para decoração, como tinta, cola colorida, fitas e adesivos, entre outras opções para estilizar ovos.
Outra ideia é decorar com tecidos, papel de parede ou, até mesmo, lã.
Mas como preparar esses ovos?
- Pré-aqueça forno a 180ºC (temperatura média).
- Arrume os ovos na própria embalagem com a base voltada para cima. Apoie a ponta de um prego no centro da base do ovo e bata delicadamente com um martelo para furar – é muito importante perfurar a casca e a película do ovo.
- Com a ponta de uma tesourinha, delicadamente, corte a partir do furo para abrir um buraco de cerca de 1 cm de diâmetro. Repita com todos os ovos.
- Sobre uma tigela, vire e chacoalhe delicadamente cada ovo para retirar a clara e a gema, passando por uma peneira – dessa forma você evita qualquer pedacinho de casca e pode utilizar os ovos em qualquer receita que desejar.
- Encha uma tigela com água e mergulhe delicadamente as cascas vazias para lavar a parte de dentro. Escorra a água e lave novamente cada uma (por dentro e por fora) sob água corrente.
- Transfira as cascas para uma assadeira. Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos para secar – isso também elimina o cheiro de ovo e qualquer risco de contaminação.
- Retire a assadeira do forno e deixe em temperatura ambiente até esfriar. Utilize as casquinhas para decorar, pintar ou fazer ovinhos de chocolate.
2. Guirlanda colorida
No Natal, a tradição é bem mais forte em pendurar adereços nas portas de entrada da casa, mas na Páscoa isso também é possível e fica lindo.
Com uma coroa de ráfia, que você encontra facilmente em lojas de artesanato, cole nela pequenos elementos ligados à Páscoa, como ovos decorados, passarinhos em origami, cenouras ou coelhos, e se quiser incrementar coloque algumas flores artificiais.
Pendure na porta de entrada para dar as boas-vindas aos seus convidados.

3. Casca de ovo para velas ou flores
Aquelas cascas de ovo quase inteiras podem servir como base para velas. Faça o tingimento com spray ou corantes alimentares em tons do seu gosto.
Deixe-as secar e depois coloque-as em uma base ou até mesmo um castiçal. Pode também colocar no centro de cada casca uma vela flutuante e acender.
Velas de Páscoa são muito originais para decorar um centro de mesa, o aparador da sala ou para enfeitar um banheiro. Outra alternativa para complementar a ideia é substituir as velas por flores em bouquets miniatura. O efeito fica lindo!

4. Guardanapo de Coelhinho
Como em toda decoração, os detalhes fazem toda diferença. Todos os itens que compõem a mesa podem ser customizados com o tema.
Os guardanapos, sejam de tecidos ou de papéis, dão um toque todo especial à sua decoração de Páscoa, utilizando somente dobraduras.
- Para fazer guardanapos de coelhinhos pegue um guardanapo quadrado e dobre ao meio.
- Se o guardanapo for de tecido, faça o vinco com ferro de passar roupas para ficar mais certinho.
- Dobre outra vez ao meio para ficar um retângulo fino.
- Dobre as pontas até chegar no centro, deixando o guardanapo no formato de uma casinha.
- Faça uma dobra com as pontas debaixo até chegar ao centro.
- Com muito cuidado leve as bordas, esquerda e direita, até o centro, formando uma figura semelhante a uma pipa.
- Vire a ponta de cima para baixo e coloque a parte que está virada para a mesma, de frente para você.
- Levante a ponta até chegar na parte mais larga, formando um triângulo.
- Vire novamente o guardanapo, deixando a parte virada para você, virada para a mesa.
- Para prender, dobre os cantos para trás, encaixando-os como um bolso do outro.
- Gire o guardanapo no sentido horário para ver as orelhinhas do coelho que se formaram. Essa é a frente do seu trabalho.
- Puxe as orelhas com cuidado e abra a base, formando a carinha do coelho.

5. Porta-treco reciclável
Usando materiais reciclados, como potes de sorvetes, latas, garrafas pets e rolos de papel higiênico, você pode criar diversos porta trecos com carinhas de coelhos de cartolina ou EVA, que as crianças podem ajudar a pintar e recortar.
Você vai precisar de tintas, pincéis, cola, tecidos coloridos, cartolina, EVA, fitas, algodão e um pouco de criatividade.
Use esses porta trecos para acomodar mini ovos de chocolate!

6. Coelhinhos de papéis coloridos
Você também pode fazer diversos coelhinhos utilizando papéis coloridos. Com desenhos simples de círculos e orelhinhas, você já tem a carinha de um coelho que pode receber pinturas ou colagens para deixar mais divertido.
Nessa hora o que vale é a criatividade: usar diversos retalhos de papel, combinar cores e estampas e até mesmo fazer dobraduras. Uma dica é utilizar cortadores de biscoitos para marcar os papéis antes de recortar e deixar as crianças soltarem a imaginação.

O domingo de Páscoa pode ser muito mais que um simples almoço em família, pode ser divertido, criativo e cheio de significado.
Tire um tempo livre para investir nessa decoração de Páscoa na sua casa: as crianças vão amar esse tempo juntos!
Nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas!