Sobrou macarrão? Aprenda 03 receitas deliciosas para evitar o desperdício

Sobrou macarrão? Aprenda 03 receitas deliciosas para evitar o desperdício

O macarrão é, sem dúvida alguma, um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Fácil e de rápido preparo, ele pode ser combinado com os mais diversos ingredientes: temperos, carnes, queijos, entre outros. E o melhor de tudo? Tem um preço bastante acessível e pode ser encontrado nos mais diversos tipos e composições.

Justamente por ser um prato tão apreciado, é comum que façamos macarrão em grande quantidade e acabe sobrando. Jogar fora? De jeito nenhum! Existem diversas formas de aproveitar muito bem esse alimento e para ajudá-lo nisso, vamos listar abaixo algumas boas receitas com sobras de macarrão para você se deliciar e não ter que cometer o “crime” de desperdiçar comida em uma sociedade onde tanta gente passa fome.

Quer aprender as receitas? Então, continue com a leitura e já comece a pensar em qual delas fará hoje para você e sua família!

Receitas com sobras de macarrão

Receita 01: Bolinho de Macarrão

Os bolinhos são alimentos que costumam ser servidos como aperitivos em reuniões em casa para os amigos. Mas você já ouviu falar em Bolinho de Macarrão? Então, essa é uma ótima oportunidade para aprender algo novo.

Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • sobras de macarrão picado;
  • purê de batata;
  • queijo mussarela ralado;
  • presunto ralado;
  • parmesão ralado;
  • pimenta do reino, cheiro verde e sal para temperar.

A forma de preparo é bem fácil de ser feita. Basta misturar tudo, cada ingrediente na medida em que você achar melhor (por exemplo, se você não gosta muito de presunto, pode tirá-lo da receita ou colocar menos). Depois de tudo bem misturado, você deve fazer bolinhas, passá-las na farinha de trigo, no leite e, por fim, na farinha de rosca. Agora é só colocar para fritar até que que fique dourado.

Receita 02: Omelete de Macarrão

Essa é uma receita que, provavelmente, você nem sabia que poderia existir não é mesmo? Mas, para os que gostam de omelete, podem aproveitar esse prato para não desperdiçar as sobras do macarrão. Você pode ter visto essa receita em outro lugar com um nome diferente: Fritada de Macarrão, mas é a mesma coisa.

Esse prato é feito com ingredientes bem básicos e que você deve ter em casa: macarrão e ovos. Se você precisa de um almoço rápido e fácil de fazer, sem dúvida que essa receita o ajudará. Você só vai precisar de:

  • 200 gramas de queijo parmesão ralado;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga;
  • sobras de macarrão;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Basta misturar todos os ingredientes em uma vasilha. Faça isso de forma que o resultado final fique uniforme. Agora, em uma frigideira, você vai adicionar um pouco mais de manteiga e deve deixá-la derreter em fogo baixo. Despeje a massa e deixe-a fritar por cerca de 3 minutos. Durante esse tempo, lembre-se de ir desgrudando a massa nas bordas para ficar mais fácil de virar. Deixe o outro lado fritando também por 3 minutos. Pronto, a sua refeição já está pronta!

Receita 03: Torta de Macarrão

Aqui é tudo bem simples. Você precisará de um refratário untado com azeite e adicione a metade das sobras de macarrão. Agora é a hora de pôr o recheio (mussarela, carne moída, presunto, azeitona, frango desfiado, tomates e o que mais quiser adicionar) e cobrir com macarrão. Se a massa estiver seca, pode adicionar algum tipo de molho de sua preferência.

Polvilhe queijo ralado e manjericão para melhorar o sabor. Cubra o refratário com papel alumínio e leve-o ao forno pré-aquecido a 180° por, aproximadamente, 15 minutos. Depois, é só aproveitar!

Gostou das nossas dicas de receitas com sobras de macarrão? Se quiser receber mais dicas de receitas, assine a nossa newsletter!