Receita de massa ao molho gorgonzola com abóbora

Receita de massa ao molho gorgonzola com abóbora

A massa é, sem dúvidas, uma das refeições mais versáteis. Ele chegou com os italianos durante a imigração e era considerado pelos brasileiros um artigo de luxo. Na época, as massas eram feitas em casa e só depois de um certo tempo chegaram aos supermercados com a máxima qualidade e nos formatos mais variados. Um bom exemplo é a massa tipo caseira.

A massa tipo caseira é deliciosa, por ter seus fios mais largos ela ajuda a montar pratos visualmente diferentes e, é claro, extremamente saborosos. Vamos agora aprender a fazer massa tipo caseira ao gorgonzola com abóbora, uma receita de sabor marcante e que consegue ser gostosa e bastante nutritiva!

Ingredientes

Para preparar o molho

  • 350 gr de queijo gorgonzola
  • ½ abóbora japonesa sem casca cortada em pequenos cubos
  • Folhas de 4 ramos de alecrim picadas
  • 200 ml ou 1 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto

 

Para preparar a massa

 

Modo de fazer

Para preparar o molho

O molho, ao contrário da maioria, é assado. Bem diferente não é mesmo? Em uma assadeira, despeje a abóbora e regue com sal e azeite. Em uma outra vasilha, misture o sal com o alecrim e depois, espalhe essa mistura por cima da abóbora com azeite. Após isso, leva a assadeira ao forno médio, em torno de 180° a 200° e deixe pelo tempo necessário até que esteja macia, mas que não tenha perdido o formato.

Enquanto a abóbora assa, pegue uma panela e despeje o queijo gorgonzola e o leite e leve-a ao fogo baixo mexendo sempre até que o queijo derreta por completo. A essa mistura, acrescente a abóbora e o molho estará pronto.

Para preparar a massa

Em uma panela, coloque 5 litros de água com a colher de sopa de sal e deixe ferver. Coloque a massa quando a água estiver fervendo e deixe pelo tempo que está descrito na embalagem ou até ficar al dente. Esse cozimento pode ser a primeira parte do processo da receita para deixar tudo mais rápido.

Com a massa pronta, basta escorrer, colocá-la em um prato ou refratário e espalhar o molho por cima. A receita está pronta para ser servida. Se você quiser um molho com um toque mais aveludado e cremoso, pode substituir o leite por 300 ml ou 1 xícara e ½ de chá de creme de leite fresco.

Lembrando que tanto a abóbora quanto o queijo gorgonzola possuem diversas propriedades benéficas para a nossa saúde. A abóbora, por exemplo, é rica em vitamina A, K, B, C e E e, se você tem problemas em consumir queijos por conta da lactose, o gorgonzola é excelente!

Quer receber mais receitas deliciosas como esta? Então, assine a nossa newsletter e receba, além de receitas, outras dicas que podem ajudá-lo no dia a dia!

Comentários

comments

Comentários