Conheça 8 benefícios do alho

Conheça 8 benefícios do alho

O alho não é só um alimento essencial para dar sabor à comida, mas é extremamente benéfico para a saúde. Alguns dos benefícios do alho têm efeitos surpreendentes no organismo.

Sabendo que a alimentação é a chave para uma boa saúde e que por meio do consumo de determinados alimentos pode prevenir uma série de doenças, resolvemos mostrar o quanto isso determina a sua qualidade de vida.

Por isso, vamos falar dos benefícios do alho, ingrediente que utilizamos como tempero de nossas receitas, e que as deixa ainda mais deliciosas.

Veja como o alho pode te ajudar a ser mais saudável!

1. O alho une todas as vitaminas e nutrientes que precisamos

Não à toa, o próprio pai da Medicina, Hipócrates, prescrevia o alho para tratar diversos problemas. Esse vegetal é rico em boas quantidades de:

  • manganês;
  • selênio;
  • fibras;
  • vitamina B6 e C;
  • cálcio;
  • cobre;
  • potássio;
  • fósforo;
  • ferro; e
  • vitamina B1.

Portanto, se você precisa enriquecer a sua dieta com algum desses elementos, aposte na ingestão de alho diariamente.

GIF by truTV’s Hack My Life - Find & Share on GIPHY

2. Fortalece o sistema imunológico

Sabe aquele resfriado que aparece nos momentos que mais precisamos estar dispostos? O alho é um excelente remédio para fortalecer a sua imunidade e reduzir o número de gripes e resfriados, além de minimizar sintomas e a própria duração da enfermidade.

3. Previne contra doenças cardiovasculares e derrames

O alho tem ativos que podem diminuir a pressão arterial, cujo quadro traz risco de ataques cardíacos e doenças relacionadas. Consumir quatro dentes de alho por dia é uma maneira de evitá-las, principalmente quando o hábito é combinado com a ingestão de alimentos saudáveis e a prática de alguma atividade física.

4. Diminui o colesterol

O alho pode diminuir o colesterol total e LDL (ruim) em mais de 10%. Além disso, ele pode diminuir também a taxa de triglicerídeos, cuja alta é outro fator de risco para doenças cardíacas.

5. Previne o Alzheimer

Os radicais livres contribuem para o envelhecimento. O alho, por sua vez, combate esses radicais, prevenindo assim doenças neurológicas mais comuns em idades mais avançadas, como o Alzheimer.

6. Traz mais condicionamento físico

Esse poderoso alimento pode reduzir a fadiga e trazer mais disposição para o desempenho de tarefas e atividades mais intensas.

7. Fortalece os ossos

Ingerir um dente de alho em cada uma das três refeições diárias traz benefícios para a saúde óssea.

Estudos realizados com ratos mostraram que o consumo de alho pode diminuir a perda óssea e aumentar a taxa de estrogênio em mulheres, principalmente na menopausa, que é uma fase em que ocorre esse tipo de perda. Sendo assim, para as mulheres, o alho é um alimento cada vez mais importante com o tempo.

Garlic Cooking GIF - Find & Share on GIPHY

8. Previne o câncer de próstata

O alho pode prevenir e retardar o crescimento de células cancerígenas da próstata. Além disso, o alho cru também pode auxiliar nos tratamentos oncológicos, pois melhora a imunidade. 

Os benefícios do alho são, portanto, para todo o organismo, trazendo mais longevidade e uma vida mais saudável.

Como consumir corretamente? 

Lembre-se, tudo em excesso faz mal, por isso é necessário comer com moderação. Uma dica é comer diariamente refogado junto a legumes e cru na salada. 

Dê preferência para consumir in natura, o aquecimento do alho, bem como, os vegetais, frutas e verduras em geral, podem perder seus nutrientes quando aquecidos a temperaturas altas. 

É muito importante que antes de você sair consumindo esse alimento para fins medicinais, procure um profissional de saúde para ser instruído da quantidade certa e que fará bem ao seu organismo. 

Aproveite para utilizar em temperos, molhos e receitas essa iguaria que muitos são apaixonados! 

Para ter acesso a conteúdos úteis como esse, sobre alimentos, receitas e dicas para aplicar na sua cozinha, assine nossa newsletter!