Aprenda como montar uma horta em casa gastando pouco

Aprenda como montar uma horta em casa gastando pouco

Cada vez mais as pessoas estão preferindo plantar os seus próprios alimentos. Com a imensa quantidade de agrotóxicos que são aplicados em tudo o que compramos, quanto mais comermos algo plantado pelas nossas mãos, menos chances temos de desenvolver doenças graves como o câncer.

E, se você pensa da mesma forma, deve estar querendo saber como montar horta em casa. Na verdade, essa é uma tarefa simples e que exige um pouco de trabalho, mas nada muito complicado. Veja abaixo as dicas listadas que o ajudarão a ter a horta que sempre sonhou e comer de forma muito mais saudável!

Localização

O fato de morar em apartamento e não ter um quintal não é motivo para não ter uma horta. Você deve procurar um local que receba luz solar diretamente em algumas horas do dia. Nesse caso, você poderá plantar alguns temperos e ervas sem problemas em lugares como janelas, sacadas e varandas.

Caso o sol incida diretamente sobre a sua casa o dia todo, você pode ter a liberdade de plantar, além de hortaliças e ervas, também as leguminosas.

Forma de plantar

Caso você não tenha um local com terra na sua casa, muito comum em quintais, você pode encontrar os mais variados recipientes para montar a sua horta. Avalie o espaço que você tem em casa e também o estilo de decoração do local. Caso não tenha muito espaço, uma horta vertical é uma excelente ideia.

Os vasos que são vendidos em casas de plantas são ótimas opções e você encontra dos mais diversos materiais. Os de plástico não são muito indicados, pois quando esquentam, liberam uma substância que pode ser tóxica. Você pode também ajudar o meio ambiente usando embalagens recicláveis como as caixas de leite.

Caixas de madeira também são ótimas opções. Você pode conseguir de graça nas feiras livres ou por um preço bem em conta. É possível pintá-las por fora para combinar com o restante da decoração.

Espécies

Muita gente, hoje em dia, mora em locais pequenos, ainda que seja uma casa. Por isso, o espaço para fazer uma horta fica pequeno e a escolha das jardineiras para fazer o plantio costuma ser a primeira opção.

E não tem problema algum. Só será preciso cuidar para que algumas espécies não fiquem no mesmo vaso que outras, pois podem prejudicar o crescimento das plantas. Por exemplo, se pensa em plantar hortelã, ela deve ser plantada só, pois suas raízes são invasoras e destroem outras plantas.

Adubos

É claro que na hora de montar horta em casa temos que pensar nos cuidados, afinal de contas, queremos que a nossa plantação cresça e fique muito bonita, além de oferecer uma alimentação saudável.

Por isso, providencie adubos naturais. As cascas de frutas e de verduras são ótimas opções e, o melhor de tudo, de graça. Se você não tem como fazer isso, existem adubos orgânicos que são vendidos prontos para uso. Tenha cuidado no momento da escolha se você tem crianças ou bichos de estimação em casa.

Gostou das nossas dicas de como montar horta em casa? Então, receba outras que podem ajudá-lo no seu dia a dia assinando a nossa newsletter!