10 truques para deixar a cozinha mais organizada

10 truques para deixar a cozinha mais organizada

Quem gosta de cozinhar ou passou a morar sozinho há pouco sabe que deixar a cozinha mais organizada é uma tarefa difícil, mas é necessária. Manter tudo em ordem pode ser um desafio, especialmente se a sua vida é muito corrida. Na hora de preparar qualquer refeição, você quer praticidade e organizar a cozinha é uma ótima maneira de economizar o seu tempo na hora de preparar os alimentos.

E, para ajudá-lo a facilitar a sua vida, nós resolvemos listar alguns truques bem legais e eficientes para deixar a cozinha mais organizada. Veja quais são eles!

  1. Facas organizadas

As facas são muito utilizadas no dia a dia e, por isso, não só precisam estar organizadas como também em um local de fácil acesso. E você nem precisa ocupar uma gaveta para isso ou um espaço na bancada. 

É possível colocar todas as facas na parede em um organizador magnético que nada mais é do que um pedaço de imã colado na parede. Você pode colocar por conta própria ou então comprar um pronto e que dê mais beleza à sua cozinha.

  1. Invista em prateleiras

Ter prateleiras na cozinha é bastante útil e elas podem ser adicionadas em, praticamente, qualquer lugar em que haja uma parede sobrando. Pode ser em uma parte mais baixa para deixar os itens que mais utilizada como vasilhas, copos e outros ou numa área mais alta para colocar assadeiras, forma de bolo e outros itens de cozinha que são menos utilizados.

Além disso, as prateleiras também podem ser nichos para expor itens de decoração relacionados à cozinha que, muitas vezes, embelezam e ficam com um cantinho só deles. 

  1. Guarde o abacate e a cebola juntos

Como assim? Por que guardar esses dois alimentos tão diferentes juntos? 

Quando abrimos um abacate, dificilmente comemos um inteiro. Então, ele vai para a geladeira e, se não for consumido em pouco tempo, ele logo se oxida e fica escuro. Guardá-lo com uma cebola evita esse tipo de situação já que ela libera enxofre.

  1. Congele os temperos

Em vez de, todos os dias, cortar coentro, manjericão, salsa e outros temperos muito utilizados na cozinha, você pode cortar tudo de uma vez e depois colocar para congelar. 

Pode colocar em vasilhas plásticas separadas ou mesmo em uma forma de gelo no congelador. Assim, na hora de preparar alguma refeição, tudo será feito de maneira muito mais rápida.

Se for colocar em vasilhas, não se esqueça de etiquetá-las. A ideia é facilitar a sua vida e aproveitar melhor o seu tempo. 

  1. Use o espaço da pia

Sabia que o espaço da pia pode ser utilizado para outras coisas além de lavar pratos? É possível utilizar uma grande tábua de cortes para picar os alimentos nesse local. 

Assim, se o seu espaço para preparar os alimentos é pequeno, ter uma tábua de cortes como essa pode ajudar e muito.

  1. Use também o espaço debaixo da pia

Sim, a pia pode proporcionar mais organização para a sua cozinha do que imagina. Apesar de ter canos e a cuba em si nesse espaço, você pode organizar alguns itens ali. Por exemplo, sabão, detergente, buchas, esponja de aço e outros produtos de limpeza próprios do local.

  1. Gaveta com divisão para formas e potes

Muitas cozinhas possuem um “gavetão” onde ficam os potes de plástico e as formas costumam ficar no forno do fogão. 

Para organizar de forma mais prática, uma boa ideia é colocar divisões em acrílico e separar os potes para ter que procurar na hora da pressa. 

  1. Folhas de alumínio sobre o fogão

Limpar o fogão com frequência é uma tarefa que exige paciência e nem sempre a gente está no clima para limpar, não é mesmo?

Por isso, vale a pena investir em folhas de alumínio para colocar sobre o fogão, cobrindo-o e deixando somente as bocas para fora. Assim, na hora de cozinhar, se sujar muito, você só retira a proteção, joga fora e, pronto, o fogão continua limpinho! 

  1. Toalhas e panos

Nem sempre esses itens ficam arrumados o tempo todo: por isso, uma boa forma de mantê-los organizados é fazer “rolinhos” e colocá-los em uma gaveta. 

Assim, cada vez que você for pegar uma toalha ou pano, não precisará puxar de uma pilha e não terá o risco de tudo cair. 

  1. Evite deixar utensílios sobre a pia ou bancada

Quanto mais coisas temos nestes espaços, mais bagunçada fica a cozinha e, além de tudo, geralmente nem utilizamos tudo que está ali.

Por isso, deixar à vista somente o que realmente é utilizado é a melhor forma de manter tudo organizado. E caso, você identifique que algo não é utilizado há bastante tempo, é importante pensar se vale a pena manter ainda na sua cozinha. 

Para ajudar na sua cozinha, clique aqui e confira nossas etiquetas!

Gostou das nossas dicas para deixar a cozinha mais organizada? Então, assine a nossa newsletter e receba outras dicas que vão facilitar o seu dia a dia!