“A mágica da arrumação”, da autora japonesa Marie Kondo, é um livro que tem inspirado muita gente no mundo todo. Com uma abordagem inovadora, ela mostra como é possível acabar de uma vez por todas com a bagunça dentro de casa.
O método de Marie Kondo para descartar itens, roupas, utensílios e objetos pessoais é baseado em emoções. Isso mesmo! O critério de decisão sobre o que desapegar é lembrar do que aquela coisa foi útil para você e dar um adeus para aquilo.
Neste best seller, a autora apresenta uma tática emocional para organizar tudo, pois possibilita que você ou qualquer pessoa saiba o que realmente é prioridade e o que precisa de verdade para viver e, mais importante, para ser feliz.
Outro diferencial do método de Marie Kondo é que a organização não aconteça por determinado cômodo da casa, mas sim por categorias, como livros, roupas, documentos, demais objetos e assim por diante.
Então confira algumas dicas de como organizar a sua casa através desse método da “guru” da arrumação e da organização.
Dica n. 1 – Estilo de vida ideal

Cansada (o) de ver sua casa sempre desarrumada, uma bagunça ou tudo fora do lugar? Respire, se acalme e imagine por alguns minutos como gostaria que fosse cada canto de sua casa.
Depois de desenhar tudo isso na cabeça, ou até mesmo colocar essas ideias no papel, o processo se torna mais rápido para colocar a mão na massa. Esse é o “girar da chave” para o pontapé inicial da arrumação.
Lembre-se, é preciso imaginar e planejar um futuro a médio e longo prazo e isso diz respeito a tudo o que você tem, inclusive dentro de casa.
Dica n. 2 – Arrume tudo de uma vez só

Só de pensar em querer arrumar tudo de uma vez só chega a ser desanimador. Mas Marie Kondo traz em seu livro exatamente isso.
Apesar de ser bastante trabalhoso e que exige um comprometimento em dobro, esse será um importante momento para ver tudo o que tem dentro de casa.
A “guru” da organização defende que o grande problema de arrumar as coisas aos poucos é que as chances de você passar o resto da vida arrumando são grandes.
Então, separe objetos semelhantes que estão espalhados pela casa e coloque tudo em um único espaço. Depois disso analise cada objeto e faça uma reflexão se realmente aquilo vai ser útil para você daqui para frente. Caso não seja, descarte-o.
Dica n. 3 – Organize por categoria
Antes de conhecer os métodos de Marie Kondo as pessoas começam organizar um cômodo de cada vez, como o quarto, a cozinha, a sala, e assim por diante.
Mas para facilitar a arrumação, a “guru” dá a dica de criar cinco categorias principais, como:
- Roupas
- Livros
- Papéis e documentos
- Itens diversos
- Itens sentimentais
Dentro de cada categoria crie subcategorias.
A dica valiosa da japonesa é deixar para o final objetos que têm algum valor sentimental. Isso inclui fotos, cartões, cadernos, agendas e diários, bibelôs de viagens, peças que ganhou de presente e tudo mais que tenha um valor especial.
Dica n. 4 – Livre-se do excesso

Durante o processo de separação e organização, é importante pegar o objeto e se perguntar: isso tem alguma utilidade, ainda, para mim? Isso me faz feliz?
Se a resposta for “não”, os pertences podem ser encaminhados para doação, para reciclagem ou, em últimos casos, para o lixo.
Maria Kondo afirma em seu livro que a “chave é trabalhar para identificar aquilo que verdadeiramente produz felicidade” e, por mais que para a maioria das pessoas isso não seja fácil, essa é a “melhor maneira de nos assegurar de que vivemos com aquilo que nos satisfaz”.
Dica n. 5 – Organizar é diferente de guardar

É muito importante diferenciar o que é “arrumar” de “guardar”. As pessoas tem costume de guardar suas coisas, mas isso não significa que a sua casa está organizada.
Qual a diferença então? Marie Kondo dá bons exemplos quando o assunto é roupas. Ela ensina a arrumar as peças do armário dobradas em formato retangular e organizadas na posição vertical, ou seja, elas ficam uma ao lado da outra.
Dessa forma as peças ficam todas visíveis e são fáceis de pegá-las sem precisar desmontar uma pilha inteira de roupas.
Esse exemplo de deixar as peças e objetos tudo a vista é válido para tudo. Isso sim é organizar!
Livros, série e redes sociais
Marie Kondo tem conquistado o coração de tanta gente pela forma de como organizar e desapegar das coisas que até na Netflix tem uma série onde ela explica tudinho como isso funciona na prática.
E quem vive conectado nas redes sociais, a dica é parar uns minutinhos para seguir Marie Kondo no Instagram. Com vídeos, fotos e muito conteúdo, é possível conhecer o método da “guru” e sair organizando a casa muito mais fácil.
Dica extra da Casaredo: Etiquetas para embalagens

A cozinha também precisa ser organizada e, dessa forma, a gente criou as Etiquetas Casaredo, que ajudam você no dia a dia por serem práticas de usá-las e também facilitam para localizar os produtos.
São etiquetas personalizadas para temperos e biscoitos que vão deixar a sua cozinha muito mais organizada, com cada potinho no seu devido lugar e identificado.
Após preencher o formulário, você vai conseguir imprimir as Etiquetas Casaredo, preferencialmente em uma folha adesiva. Nessas etiquetas você irá encontrar temperos como Orégano, Alecrim, Pimenta, Coentro, Noz-Moscada, Canela e muito mais!
Outras etiquetas também encontram Açúcar, Farinha, Café e Erva-Mate. Já para guardar os biscoitos Casaredo, as opções são Cookie, Wafer, Biscoito Recheado, Biscoito Salgado, dentre outros.
Gostou das dicas de Marie Kondo e também de como deixar sua cozinha mais organizada com as nossas etiquetas?
Siga-nos nas redes sociais e confira mais dicas de organização, dicas de culinária e também receitas incríveis.

