Panetone, onde nasceu essa delícia de Natal?

Panetone, onde nasceu essa delícia de Natal?

Falta menos de um mês para celebrarmos o Natal. Esta data tão tradicional na casa das famílias brasileiras é recheada de delícias, e o que não pode faltar é o Panetone. 

Esse tipo de pão é figurinha certa na ceia e existem diversos tipos de sabores. 

Afinal de contas, onde surgiu o Panetone? Precisamos voltar ao século 15 para a Europa. A origem desse alimento que conquistou o paladar de milhares de pessoas é de Milão, cidade da Itália. 

Graças ao “erro” de um padeiro, a lenda conta que o inventor do panetone foi o Toni, um ajudante de cozinheiro do duque de Milão, Ludovico Sforza, chamado “Il Moro”. 

Às vésperas do Natal, Toni havia trabalhado horas a fio e precisava assar mais uma fornada de pães e preparar uma torta para seu chefe.

Só que de tão exausto, Toni se confundiu e colocou uvas passas na torta na massa de pão. Ele tentou consertar a falha adicionando também frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita.

A mistura foi assada e a “torta de pão” foi levada e experimentada pelo seu chefe. O resultado foi surpreendente, sendo que até hoje essa invenção é consumida no mundo todo. 

O “Pão do Toni”, com o passar do tempo, ficou conhecido e chamado por Panetone.

Na década de 40, com a II Guerra Mundial, muitos imigrantes desembarcaram no Brasil fugindo do caos. Foi então que os italianos apresentaram essa maravilha aos brasileiros, ou seja, amor à primeira mordida.

Em 1948, através do italiano Carlo Bauducco, o qual fundou uma empresa no Brasil, começou a vender o panetone. 

Somente em 2005, a receita clássica foi protegida por um decreto assinado na Itália, que determina as quantidades mínimas de cada ingrediente que devem ser usadas na confecção desse pão.

Obviamente que o povo brasileiro adaptou a receita com o passar dos anos. Todavia, para ser um panetone de verdade, é preciso acertar as quantidades de farinha, sal, água, açúcar, ovos e frutas cristalizadas determinadas neste decreto.

Como o brasileiro sempre dá um jeito de criar as próprias receitas, hoje já são comercializados panetones com gotas de chocolate, limão siciliano, trufado, baunilha e até mesmo salgados, com recheios de castanhas, calabresa, bacalhau, tomate seco e mussarela de búfala, shitake e até de mandioca com carne seca. 

Criatividade é o que não falta para adaptar a receita com esse tipo de pão que, apesar de não poder ser comercializado como panetone clássico, já ganhou até a própria Itália. 

Há ainda os panetones artesanais, defendidos pelos confeiteiros, que dizem ser a matéria-prima melhor. Pois traz o frescor, a riqueza dos ingredientes, a personalização e a busca pelos melhores ingredientes, além é claro, a habilidade do confeiteiro que faz toda a diferença.

Na Itália, o panetone é tão amado que possui um projeto chamado “Panettone tuttol’anno” (“Panetone o ano todo”), idealizado pelo “gastronauta” Davide Polini que propõe que o panetone seja vendido constantemente.

Panetones Casaredo

A Casaredo também tem em seu portfólio deliciosos panetones para todo dia. O panettone com frutas cristalizadas contém 400g e é aquele bem tradicional que a maioria das pessoas amam. 

Tem o panettone chocolate que as crianças e jovens adoram. E, o panettone trufado, com muito mais chocolate.

Além dos panetones comercializados, você também pode inovar e criar a sua própria receita caseira do “Pão do Toni”. 

E ir além disso: preparar uma deliciosa sobremesa para as festividades de final de ano tendo como um dos ingredientes o panetone. Vamos à receita?!

Pavê chocolate de panetone

Ingredientes

  • 1 panetone Casaredo;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de leite;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 2 claras;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 coco ralado de 50 g;
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de preparo

  1. Pique o panetone.
  2. Em seguida, bata as claras em neve, acrescente o creme de leite sem o soro, mexa com uma colher de pau e acrescente o açúcar.
  3. Leve à geladeira.
  4. Em uma panela, coloque o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo e mexa até engrossar.
  5. Reserve.
  6. Em um refratário de vidro, coloque no fundo, o creme de chocolate, o panetone picado, o chocolate e o creme branco por último, assim sucessivamente em camadas, por último o creme branco, polvilhando o coco ralado.
  7. Leve para gelar por 3 horas e sirva.

Essa receita leva em média 40 minutos de preparo, rendendo até 10 porções.

Gostou de descobrir qual a origem do panetone e também essa receita deliciosa de sobremesa? Temos muitas dicas maravilhosas da Casaredo para você! 

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo!