Como limpar a geladeira de forma prática

Como limpar a geladeira de forma prática

Uma das alegrias da vida adulta é manter a casa limpa e perfumada, tarefa que parece não ter fim, mas se feita de maneira organizada pode ser muito satisfatória. Não concentrar toda a limpeza para o mesmo dia e manter os eletrodomésticos higienizados ajuda bastante no desafio. 

Hoje vamos aprender a limpar a geladeira de forma prática, já que sabemos que a cozinha é o cômodo da casa que demanda mais tempo, e talvez o mais gostoso de curtir preparando receitinhas deliciosas. 

Manter a limpeza da geladeira em dia é fundamental para manter o eletrodoméstico em bom funcionamento e ainda garantir a qualidade dos produtos armazenados. Ou seja, geladeira limpa é sinônimo de economia de energia, dinheiro e garantia de uma longa vida útil a um dos eletrodomésticos mais importantes da casa. 

Preparação para limpar a geladeira

A limpeza da geladeira deve ser uma tarefa feita com regularidade, sendo que sempre que perceber alguma sujidade, esta deverá ser removida, e uma limpeza mais profunda a cada 3 meses.

Para realizar essa limpeza completa da geladeira, retire o aparelho da tomada, retire todos os alimentos, acomode em caixas e sacolas térmicas tudo o que não puder ficar fora da refrigeração por muito tempo.

Ao retirar todos os alimentos da geladeira e verifique a validade dos produtos e aproveite para descartar os itens vencidos ou em mau estado.

Remova também as prateleiras e todos os compartimentos removíveis para lavar com água morna e bicarbonato.

Não se recomenda utilizar produtos com fragrâncias ou que deixam cheiro que podem fixar nos alimentos armazenados.

A mistura de água e bicarbonato, além de segura, é eficaz na remoção de odores.

Limpeza interna

Com a ajuda de um pano úmido e uma esponja macia, espalhe uma mistura de água morna e detergente neutro por toda a parte interna da geladeira

Não use produtos abrasivos que danificam o revestimento interno do eletrodoméstico. Não se esqueça de limpar muito bem as borrachas de vedação das portas, pois acumulam muita sujeira que comprometem o desempenho da geladeira. 

Outro ponto importante é secar bem todas as partes internas da geladeira utilizando um pano macio ou até mesmo papel toalha. 

Limpeza externa

Para a limpeza da parte externa da geladeira, também utilize um pano macio e úmido com detergente neutro, espalhando uniformemente em movimentos circulares. 

Caso haja manchas mais difíceis de remover, prepare uma solução com água, vinagre e bicarbonato de sódio. Evite utilizar produtos químicos, para não danificar a pintura ou o acabamento do eletrodoméstico. 

Se o seu eletro tem condensador é preciso realizar uma limpeza a cada 6 meses utilizando um aspirador de pó ou um espanador na parte traseira. A ação evitará que a sujeira prejudique o funcionamento de seu produto.

Organização após limpar a geladeira 

Após a limpeza, é hora de recolocar os alimentos na geladeira, organizando-os de forma adequada. Verifique a temperatura do aparelho e ajuste caso necessário.

Organize os alimentos corretamente para otimizar significativamente a circulação do ar frio dentro da geladeira, o que ajuda na eficiência energética. 

Utilizar prateleiras ajustáveis para acomodar itens de diferentes tamanhos e evitar o bloqueio de saídas de ar são práticas recomendadas. 

Evitar sobrecarregar a geladeira também é vital para prevenir o superaquecimento do motor.

Com essas dicas e fazendo uma limpeza regularmente a cada três meses, você garante que seu aparelho tenha uma longa vida útil, além de manter seus alimentos em excelente estado de conservação. 

Então, aproveite nossas dicas de limpeza da geladeira e me conta, já está na hora de limpar a sua?