Como economizar água na limpeza da casa

Como economizar água na limpeza da casa

Os recursos do meio ambiente não são infinitos. De toda a água do mundo, apenas 0,04% está disponível na superfície para o consumo humano. Cada vez mais, vemos reportagens sobre secas e racionamento de água. E é por isso que, na hora de fazer a limpeza da casa, precisamos também pensar no meio ambiente.

É preciso poupar água e usá-la com sabedoria para as próximas gerações é o caminho certo. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com dicas que você pode usar no seu dia a dia para economizar água. Além de ajudar o planeta, você ainda faz uma boa economia para o bolso.

Não passe o pano todos os dias

Passar o pano molhado todos os dias no chão da casa pode ser a rotina de muitas pessoas, mas não há necessidade. Você pode varrer o local todos os dias e manter a casa limpa, reduzindo os dias de passar o pano úmido.

Na hora de fazer isso, o ideal é usar um balde de água e uma pequena vasilha para ir espalhando pequenas porções de água pelo chão e passando o pano. Exatamente como acontece em muitas fazendas. A economia é muito maior.

Não lave com mangueira

Apesar de muitos já saberem sobre essa dica, as pessoas ainda insistem em lavar o passeio de cada e o carro com mangueira. Muitas pessoas usam os jatos de água como substituto da vassoura e desperdiça uma grande quantidade de água. Em apenas 15 minutos, você está jogando fora 279 litros de água.

Portanto, utilizar o balde é a melhor opção. É claro que é uma opção menos prática, mas para manter o equilíbrio do planeta é necessário fazer algumas mudanças na nossa rotina.

Feche a torneira e o chuveiro

O banho é outro hábito nosso que precisa ser modificado. Em apenas 15 minutos vão embora mais de 240 litros de água. Além disso, muitas pessoas não fecham a transmissão na hora que vão passar shampoo, sabonete e vários outros produtos.

Outro ponto é na hora de escovar os dentes ou fazer a barba. Várias pessoas ainda possuem o péssimo hábito de deixar a torneira aberta enquanto fazem essas tarefas. Em apenas 5 minutos, 12 litros de água descem pelo ralo.

Para reduzir esses números, basta fechar a torneira enquanto escova os dentes ou qualquer outra tarefa e reduzir o tempo do banho. Um banho de 5 minutos consegue economizar mais de 160 litros de água. Isso é para cada banho, agora imagine o quanto de água não seria economizada por mês?

Reaproveite a água

Que tal guardar a água da chuva para utilizar para diversas finalidades do seu dia a dia? Providenciar uma calha e um tanque para guardar essa água que vem totalmente de graça é uma ótima opção. Ela pode ser útil para fazer a limpeza da casa. Você pode guardar a água com amaciante que sai da máquina de lavar para limpar diversos ambientes da casa.

Viu como fazer a limpeza da casa pode ser muito mais econômico e benéfico para você e para o meio ambiente com algumas pequenas mudanças? Você economiza no bolso e as próximas gerações terão água suficiente. Todos saem ganhando.

Quer mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter!