Receita de Palha Italiana com biscoito maizena

Receita de Palha Italiana com biscoito maizena

A Palha Italiana é uma sobremesa de origem brasileira, ao contrário do que muitos podem pensar por causa do doce. Ela foi criada pelos imigrantes italianos que se instalaram na região Sul do país. Assim, a sobremesa é uma iguaria brasileira tendo como base a culinária italiana, mais precisamente um doce italiano, o Salame de Ciacolato, ou seja, Salame de Chocolate por conta do seu formato.

O doce é bem parecido, mas feito com ingredientes tipicamente brasileiros e que se fundiu ao nosso brigadeiro. A Palha Italiana tem como ingredientes o biscoito de maizena, brigadeiro e açúcar confeiteiro.

Já deu água na boca? Veja como fazer essa receita bem prática em casa e inovar na sobremesa!

Receita de Palha Italiana

Ingredientes

 

  • 20 biscoitos de maizena ou 100 gramas;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite;
  • 1 caixa de leite condensado (395 gramas);
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó (pode misturar a metade com cacau em pó).

 

Modo de fazer

  1. O primeiro passo é fazer a massa do brigadeiro. Para isso, misture em uma panela o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o chocolate em pó.
  2. Com a chama sempre em fogo médio, mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela.
  3. Ainda com o brigadeiro quente dentro da panela, acrescente o biscoito triturado (não precisa ser triturado tipo farinha, você pode quebrar com as mãos mesmo).
  4. Pegue uma assadeira quadrada (de preferência), forre o fundo e as laterais com plástico filme e despeje o doce.
  5. Leve para a geladeira e deixe lá por 30 minutos ou até que a massa fique em uma consistência que possa ser cortada tem fazer muita sujeira, ou seja, ela precisa estar um pouco firme.
  6. A seguir, desenforme o doce em cima de outro apoio, bastando para isso, retirar o plástico filme.
  7. Por fim, basta cortar em quadrados e servir.

 

Você pode decorar a Palha Italiana com açúcar de confeiteiro ou deixar do jeito que está. Vai ficar uma delícia do mesmo jeito. Na internet existem várias outras formas de fazer a sobremesa, uns com mais chocolate ou leite condensado, outras com menos, mas você deve escolher a que combina melhor com o seu paladar.

Uma forma de deixar esse doce um pouco mais “fitness” é trocando o chocolate em pó pelo cacau em pó (já que o próprio leite condensado já tem bastante açúcar), pode também usar um leite condensado menos calórico. E, se for polvilhar açúcar por cima, pode escolher o mascavo ou demerara.

Quer mais receitas como esta para você surpreender sua família e seus amigos ou fazer uma bela refeição mesmo no dia a dia? Assine a nossa newsletter!