Dicas do chef: O que não fazer na hora de cozinhar massas

Dicas do chef: O que não fazer na hora de cozinhar massas

Na escolha por massa, receita boa é o que não falta, principalmente as do nosso blog. Mas o que muitos precisam saber para fazer um prato delicioso é como não errar na hora de cozinhar massas.

Isso porque esse ingrediente requer alguns cuidados para não colocar tudo a perder. Alguns já foram citados em nossas receitas de macarrão, mas resolvemos criar um material especial para reunir todos os erros que você não deve cometer.

Essas e outras dicas de chef vão garantir que todas as suas receitas de macarrão deem certo, seja qual for o tipo de massa que você escolher. Veja a seguir o que você não deve fazer na hora de cozinhar massas!

1. Quebrar massas longas

Muitas pessoas caem no erro de quebrar a massa longa, como o espaguete e o talharim, na hora de cozinhar. Mas a verdade é que isso é um erro que não deve ser cometido, pois esse tipo de massa deve ir inteiro para a panela.

2. Esquecer de salgar a água

A água do cozimento do macarrão deve ser salgada. Ao levantar fervura, jogue uma boa quantidade de sal e, em seguida, a massa para cozinhar. Não tenha medo de ficar salgado, pois todo chef reconhece que o sabor de um prato se constrói em camadas.

3. Utilizar uma panela pequena para cozinhar a massa

Um dos motivos que fazem a massa dar errado e até mesmo induzem as pessoas a quebrarem o macarrão é a escolha errada da panela. A panela deve ter tamanho suficiente para que a massa fique submersa e cozinhe com espaço.

Assim, além de evitar que grude, você ainda garante o cozimento homogêneo de toda a massa.

4. Descartar toda a água do cozimento

Por falar em cozimento, a água que o macarrão foi cozido é um ingrediente poderoso na hora de finalizar o prato com o molho. Acrescentando um pouco da água na massa misturada com o molho, você facilita que toda ela absorva o sabor e fique com a textura desejada.

5. Colocar o molho por cima do macarrão

Em relação a esse momento maravilhoso no qual a massa é misturada ao molho, uma dica importante é: a massa deve ser incorporada ao molho e não o contrário.

Isso significa que em vez de jogar o molho pronto por cima da massa cozida, é recomendado que se coloque a massa onde o molho está. Além de garantir uma massa mais suculenta, você ainda termina de cozinhá-la durante a mistura.

6. Cozinhar demais a massa

Para que a sua massa não passe do ponto e fique cozida demais, perdendo textura e sabor, retire o macarrão do fogo antes que ele cozinhe completamente. Todo ingrediente se mantém com o calor durante alguns minutos, terminando o seu cozimento naturalmente.

Agora que você tem todas essas dicas para aplicar na hora de cozinhar massas, ficou mais fácil seguir nossas receitas deliciosas de macarrão.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Casaredo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.