Aprenda 05 dicas para harmonizar vinhos com massas

Aprenda 05 dicas para harmonizar vinhos com massas

Existem combinações que ficam uma verdadeira perfeição. É o caso do queijo com goiabada, do café com pão, chocolate com morango e, finalmente, dos vinhos com massas.

A essa última combinação daremos uma atenção especial neste post, a fim de ensinar a harmonizar esses dois itens que de fato foram feitos um para o outro.

Para quem tem essas duas paixões e quer aprender a fazer a harmonização ideal de cada molho para os tipos de uva, é só conferir às 05 dicas a seguir e aplicá-las na hora de comprar o vinho!

1. Massa com molho de tomate

Aquela tradicional pasta al pomodoro, isto é, massa com molho de tomate, merece um vinho à altura para acompanhar. Para esse tipo de molho, é preciso escolher um vinho leve e com maior acidez.

Aqui, recomendam-se os rótulos italianos, mas também pode se optar pelo tinto seco Chianti ou o Merlot, além de poder variar com um Rosé de qualidade.

2. Massas com molho branco

Qualquer molho que tenha mais gordura, principalmente os que são à base de manteiga e os que levam queijo, como o tradicional molho branco pedem vinhos mais encorpados e de leve acidez.

Portanto, a uva branca Chardonnay é a mais recomendada para harmonizar com esse tipo de vinho. Mas se não dispensa um bom tinto, pode escolher um delicado Pinot Noir.

3. Massas com frutos do mar

Um prato especial com ingredientes mais sofisticados exige um vinho à altura. Logo, a recomendação aqui é o branco seco Chardonnay ou o Sauvignon Blanc. Mas nada impede que você opte por um Rosé com acidez e doçura mais equilibradas.

4. Massas com carnes

O molho bolonhesa que leva carne vermelha é considerado bem comum, o que permite um vinho com mais consistência e caloroso como o Cabernet Sauvignon. Um dos mais famosos molhos e também um dos mais burocráticos.

5. Massas com o clássico pesto

Agora, se você pretende comer um clássico molho pesto, cuja gordura é vegetal, neste caso o azeite, escolha um vinho branco de corpo médio, mais frutado e com frescor para não roubar a presença do molho. O Chardonnay pode ser uma opção para esse molho também.

Uma dica para não errar na hora de escolher o vinho é: quanto mais sofisticado for o molho, mais delicado deve ser o vinho. Sabores básicos podem ser combinados com vinhos mais encorpados. Já os que levam ingredientes complexos, caem bem com uvas de sabores mais sutis.

Quando você aprende a combinar vinhos com massas, nenhum macarrão é apenas mais um macarrãozinho. A partir de agora, ou você come pratos clássicos como o incomparável sugo, ou massas mais sofisticadas.

Agora chame os seus companheiros de taça e prepare-se para escolher uma receita de massa incrível!

Quer outras receitas de massas? Entre no nosso blog e veja quantos pratos deliciosos você pode fazer com macarrão. Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber sempre receitas novas!