Dia de comer macarrão é todo dia, especialmente para aqueles que têm a vida bastante corrida.
Por isso, vamos falar agora de massas rápidas, econômicas e práticas de preparar. Pode comprovar: quantas pessoas você conhece que não gosta de uma boa massa?
E o mais legal delas é que são tantas opções, que é praticamente impossível não gostar de pelo menos uma. A nossa dica de hoje é como servir massas e molhos em um jantar para tornar a noite bem mais especial. Confira!
Combine massas com molhos
As massas finas e compridas, como espaguete e talharim, combinam com molhos menos consistentes, enquanto os molhos mais cremosos são a companhia perfeita para massas grossas de formato curto, como parafuso e pena e massas recheadas, como capeletti e ravioli.
A Casaredo montou um Guia Muito Massa que poderá te ajudar a combinar todos os tipos de massas com os molhos, inclusive, mostra um passo a passo de como preparar uma massa deliciosa.

Mesa posta, como montar?
Agora que você já sabe qual massa e molho irá servir no jantar, o que acha de preparar a mesa com todo o cuidado e carinho? Estamos falando da mesa posta, que nada mais é que o nome dado à montagem da mesa para um determinado tipo de refeição.
Embora alguns acham que a mesa posta precisa ser pensada com itens de alto preço, saiba que é bem possível montá-la de uma forma simples e gastando pouco.
Sabe qual é o segredo para montar uma mesa linda de encantar os olhos de seus convidados? Deixar a imaginação fluir e colocar, literalmente, seu coração na mesa.
Veja o Guia Básico da Mesa Posta Acessível e torne o seu jantar mais que especial.
Opções de entrada
Oferecer entradas é uma ótima opção para aqueles que vão receber amigos, especialmente se for um happy hour seguido de um jantar. Assim, eles não precisam ficar com fome até a macarronada ficar pronta. Veja duas ótimas opções de entrada para o seu jantar ou almoço.
Presunto de Parma

Esse é sem sombra de dúvidas um aperitivo fino sem a base. Só é preciso enrolar o presunto de parma com o queijo temperado e um palito de dente fixa a composição. Essa combinação de sabores é elegante e equilibrada.
Queijo brie com geléia

Uma das combinações agridoces mais tradicionais e que são ótimas para oferecer como entrada é o brie com geleia. Uma opção é servir junto com uma base de pão, torrada, cestinha, ou qualquer outra de sua preferência.
Torradinhas

Pão e massa é uma combinação que sempre dá certo, então colocar torradinhas como entrada é uma boa opção.
Você pode fazer um patê, temperar as torradas com azeite e ervas finas, alho, alecrim ou qualquer outro tempero. Depois de temperadas, leve-as para o forno e asse até que elas fiquem crocantes.
Antepasto

A palavra antepasto, em português, significa antes da refeição. É uma entrada bastante tradicional da Itália e é feita com provolone, alho assado, peperone, pimentão marinado, anchovas e cogumelos. Tudo isso com bastante azeite e muito bem temperado. Ele também pode ser servido com torradas.
Bruschetta

Novamente aqui temos o pão torrado (dissemos que ele é uma excelente combinação para massas) que será recheado com uma mistura de berinjelas, mussarela de búfala marinada, manjericão, pimenta do reino, tomates frescos e presunto de parma. É só misturar tudo e servir. Também pode ser excelente para misturar com cubos de queijo ao forno.
Combinações com queijo
Queijo ralado com massa…será que combina? Com toda certeza! Veja abaixo algumas boas opções de queijo para derreter na massa quentinha.
Parmesão

É um dos mais populares e com certeza um dos mais utilizados quando o assunto é massa. Ele é feito a partir do leite de vaca coletado logo após a ordenha. Além de ser mais salgado, também possui um sabor mais marcante.
O queijo parmesão é um queijo italiano que acabou sendo copiado e produzido em regiões que têm a presença de colônias italianos ou cidadãos italianos, a exemplo do Brasil.
Gorgonzola

É um tipo de queijo também italiano com um sabor muito acentuado, por isso não costuma ser o preferido de todos.
A sua maior produção é realizada no Estado de Minas Gerais e colocado no mercado com apenas 20 dias de maturação. Ele é considerado um queijo com fungo nobre e que anda ganhando novos mercados brasileiros.
Camembert

Embora seja um queijo com fungo produzido a partir de leite pasteurizado ou cru de vaca, o camembert é renomado pela sua maciez, umidade e cremosidade. Ele é um pouco difícil de ralar e, por isso, o melhor é usá-lo ainda fresco.
Provolone

O provolone é um queijo tipicamente italiano. Tem um sabor salgado mais acentuado e seu aroma é defumado. Logo, é de longe, um dos favoritos dos consumidores. Esse tipo de queijo também é muito bom para servir como aperitivo.
Bebidas para acompanhar o jantar
Os vinhos são excelentes combinações para as massas. Tinto seco Chianti ou o Merlot para massa com molho de tomate.
Já o vinho Chardonnay combina com molho branco, por conta da sua leve acidez e por ser mais encorpado.
Em contrapartida, o Cabernet Sauvignon é excelente para acompanhar massas com carnes. O vinho branco seco Chardonnay ou o Sauvignon Blanc é perfeito para massas acompanhadas de frutos do mar.
Veja também as 05 dicas para harmonizar vinhos com massas.
Escolha massas Casaredo
Para que seu jantar seja um sucesso ainda maior, conte com as massas Casaredo no preparo: elas ficam soltinhas e deliciosas. São diversas opções para você escolher, agradar seus convidados e tornar o momento ainda mais especial.
Com a Casaredo você tem opções de espaguete, talharim, cabelo de anjo, lasanha e massas pequenas ou médias, como parafuso, rigatone e pena. Tem também a linha de massas com sêmola, com ovos e até mesmo a integral.
Combinar molhos e massas é algo bem simples. Escolha a opção de sua preferência e conte pra gente nos comentários se o jantar foi um sucesso.
Você pode acompanhar mais dicas de preparos de massas ou outras curiosidades através das nossas redes sociais.
