Como servir massas em um jantar: tudo que você precisa saber

Como servir massas em um jantar: tudo que você precisa saber

Dia de comer macarrão é todo dia, especialmente para aqueles que têm a vida bastante corrida. Por isso, vamos falar agora de massas rápidas, econômicas e práticas de preparar. Pode comprovar: quantas pessoas você conhece que não gosta de uma boa massa?

E o mais legal delas é que são tantas opções, que é praticamente impossível não gostar de pelo menos uma. A nossa dica de hoje é como servir massas e molhos em um jantar para tornar a noite bem mais especial. Confira!

Combine massas com molhos

As massas finas e compridas, como espaguete e talharim, combinam com molhos menos consistentes, enquanto os molhos mais cremosos são a companhia perfeita para massas grossas de formato curto, como parafuso e pena e massas recheadas, como capelete e ravióli.

Tipos mais comuns de molhos

As opções de molhos são tão variadas quanto as massas. Se você quer saber como servir massas em um jantar, veja algumas opções e procure servir pelo menos três variedades:

Molho de tomate ou ao sugo

 

 

É um coringa quando o assunto é molho, por isso, se você quer reduzir as chances de erros ou for a sua primeira experiência de oferecer um jantar com massas, pode apostar nele. Quer dar um toque a mais? Você pode acrescentar algumas folhas frescas de manjericão.

Molho béchamel

 

 

Vai servir a massa para crianças também? Esse tipo de molho branco sempre agrada os pequenos. Isso acontece porque ele não possui o sabor um pouco ácido do tomate, sendo mais adocicado quando comparado ao molho vermelho.

Molho ao pesto

 

 

Esse é simplesmente delicioso e ideal se você quer fazer algo um pouco diferente. O molho leva alho picado, queijo ralado, azeite e manjericão. Nem precisa ir para a panela, mas pode ser interessante para deixar as folhas um pouco mais fáceis de triturar. Gosta de um sabor um pouco marcante e picante? Então, o Molho Pesto é a sua melhor opção.

Molho de tomate com calabresa ou bacon

 

 

Não terá carne na sua refeição? Se você não consegue comer sem uma proteína que seja, esse molho é perfeito. Tanto a calabresa quanto o bacon podem oferecer exatamente o que você deseja. Além disso, tanto um quanto o outro conseguem oferecer um sabor mais marcante para o molho, o que costuma ser bem interessante.

Dicas para cozinhar a massa no ponto

  • Use 1 litro de água para cada 100 gramas de massa.
  • Faça em uma panela grande para permitir um cozimento homogêneo. Para facilitar, você pode adquirir um modelo de panela específico para cozinhar massas, que não precisa de escorredor.
  • Após a água ferver, coloque sal.
  • A massa deve ser colocada na panela de uma só vez. Se a massa for longa, coloque ela inteira na panela e, assim que amolecer, dobre sem quebrar. Você pode fazer isso com a ajuda de algum talher. 
  • É importante mexer com um garfo de vez em quando, principalmente no início do cozimento.
  • Experimente a massa durante o cozimento para garantir que ela esteja al dente.

Conheça as melhores combinações de massas e molhos

  • Espaguete: para os fios longos do espaguete, use molhos líquidos e encorpados, como molho pesto, molho de tomate ou béchamel. Molhos com ervas frescas, vegetais e frutos do mar também combinam com esse tipo de massa.
  • Talharim: é uma massa mais espessa e achatada. As sugestões de molhos são os ragus, como o ragu de frango, cordeiro, cogumelos, frutos do mar ou à bolonhesa.
  • Parafuso, rigatoni e pena: essas são massas, pequenas ou médias, que possuem buracos e curvas que absorvem os sabores do molho. Use molhos refogados à base de carnes e verduras, ou cremosos à base de queijo.
  • Lasanha: os molhos ideais para acompanhar as lasanhas variam de acordo com o recheio. Béchamel e o molho de tomates são ótimos para acompanhar recheios mais intensos. Para recheios mais suaves, use ragus.
  • Cabelo de anjo: massa fina, delicada e ideal para sopas e para gratinar. Os molhos variam de acordo com os ingredientes da receita, sendo os mais indicados os molhos à base de tomate e ervas. Também pode ser servido ao alho e óleo ou com ervas frescas na manteiga.

Opções de entrada

Oferecer entradas é uma ótima opção para aqueles que vão receber amigos, especialmente se for um happy hour seguido de um jantar. Assim, eles não precisam ficar com fome até a macarronada ficar pronta. Veja duas ótimas opções de entrada para o seu jantar ou almoço.

Torradinhas

 

 

Pão e massa e uma combinação que sempre dá certo, então colocar torradinhas como entrada é uma boa opção.

Você pode fazer um patê, temperar as torradas com azeite e ervas finas, alho, alecrim ou qualquer outro tempero. Depois de temperadas, leve-as para o forno e asse até que elas fiquem crocantes. Se preferir, pode encontrar as torradas prontas na padaria e fazer algo bem rápido para colocar em cima.

Antepasto

 

 

A palavra antepasto, em português, significa antes da refeição. É uma entrada bastante tradicional da Itália e é feita com provolone, alho assado, peperone, pimentão marinado, anchovas e cogumelo. Tudo isso com bastante azeite e muito bem temperado. Ele também pode ser servido com torradas.

Bruschetta

 

 

Novamente aqui temos o pão torrado (dissemos que ele é uma excelente combinação para massas) que será recheado com uma mistura de berinjelas, mussarela de búfala marinada, manjericão, pimenta do reino, tomates frescos e presunto de parma. É só misturar tudo e servir. Também pode ser excelente para misturar com cubos de queijo ao forno.

Combinações com queijo

Queijo ralado com massa…será que combina? Com toda certeza! Veja abaixo algumas boas opções de queijo para derreter na massa quentinha.

Parmesão

 

 

É um dos mais populares e com certeza um dos mais utilizados quando o assunto é massa. Ele é feito a partir do leite de vaca coletado logo após a ordenha. Além de ser mais salgado, também possui um sabor mais marcante.

Gorgonzola

 

 

É um tipo de queijo italiano também com um sabor muito acentuado, por isso não costuma ser o preferido de todos. Portanto, se você vai receber convidados, tenha a certeza de que eles gostam desse tipo de queijo.

Camembert

 

 

Por ter uma textura macia, pode ser um pouco difícil ralar. Portanto, o melhor é usá-lo ainda fresco, pois fica um pouco mais duro. Se ficar guardado por muito tempo, pode mudar para um sabor mais intenso.

Escolha massas Casaredo

Para que seu jantar seja um sucesso ainda maior, conte com as massas Casaredo no preparo: elas ficam soltinhas e deliciosas. São diversas opções para você escolher, agradar seus convidados e tornar o momento ainda mais especial.

Combinar molhos e massas é algo bem simples. Escolha a opção de sua preferência e conta pra gente nos comentários se o jantar foi um sucesso.