10 dicas que fazem toda a diferença para ter uma vida saudável

10 dicas que fazem toda a diferença para ter uma vida saudável

Logo daremos adeus ao ano 2021 o qual foi marcado por uma reviravolta na vida de toda população mundial. A pandemia de covid-19 fez com que nos cuidássemos mais, principalmente em ter uma alimentação mais saudável. 

Agora o desafio é planejar novas metas para o ano novo, e isso inclui continuar com bons hábitos para manter a saúde fortalecida.

Se você ainda não anotou qual será o planejamento para o próximo ano, essa é a hora de refletir sobre quais os desafios que quer encarar. Mas não esqueça que manter uma alimentação saudável é imprescindível para manter o corpo jovem e cheio de energia.

Já que você está disposto a começar o ano com o pé direito, e não na jaca, o que acha de anotar algumas dicas incríveis de como ter uma vida saudável e menos complicada! Veja formas práticas para viver melhor.

1 – Alimentação balanceada

A alimentação adequada e variada previne as deficiências nutricionais, favorece a saúde e, é claro, protege contra as doenças infecciosas. 

Ter uma alimentação saudável significa preparar alimentos in natura e em quantidade adequada aos ciclos da vida. E isso quer dizer ter um prato bem colorido, incluindo alimentos tanto de origem vegetal quanto animal.

Por isso, inclua em suas refeições proteínas magras, gorduras boas e carboidratos, porém evite excessos. Não se esqueça também de comer verduras, legumes e frutas variadas.

Além disso, você pode acrescentar os superalimentos em sua rotina. A Spirulina, por exemplo, é capaz de fornecer uma grande quantidade de vitaminas e minerais!

2 – Beba muita água

Não é porque estamos no verão que você deve ingerir muita água somente nesta época do ano. Beber água deve ser uma regra no seu dia a dia, nos 365 dias do ano, afinal de contas, 70% do nosso corpo é composto de água.

É ela que ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. 

O ideal para uma vida saudável é beber diariamente cerca de 2 litros de água e essa quantidade deve ser distribuída ao longo da nossa rotina para que o corpo responda de forma otimizada aos seus benefícios.

E aqui vai uma dica bem legal: adicione pedaços de gengibre, laranja, limão, hortelã e outras frutas para aromatizar a água de acordo com a sua preferência.

3 – Alimentos detox

Eliminar as toxinas do organismo é fundamental para o corpo se manter saudável. Para isso, inclua na sua dieta alimentos como: chá verde, alho, aminoácidos, gema de ovo, limão e até mesmo gengibre. Não esqueça também do brócolis, couve-flor, aspargos, couve-de-bruxelas, entre outros.

Estudos científicos apontam que introduzir uma dieta detox no cardápio elimina os metais pesados do organismo, como alumínio, chumbo, cádmio, entre outros. O que acha de fazer um detox na sua vida para iniciar 2022 cheio de boas energias?

3 – Rotina do sono

Há quem não dá a mínima para o tão esperado descanso, mas não esqueça que para as células se regenerarem é preciso dormir. É nesse período de repouso que as energias são repostas no organismo.

Por isso, crie uma rotina no seu dia: 

  • dormir em média de 7 a 9 horas por dia;
  • dormir sempre no mesmo horário; 
  • evitar aparelhos eletrônicos (como celular e televisão); 
  • não fazer refeições pesadas pouco antes de dormir; 
  • evitar cafeína em excesso.

4 – Atividade física

A prática regular de atividades físicas proporcionam diversos benefícios, tais como a prevenção e tratamento de doenças como o infarto, o AVC, a hipertensão arterial, os cânceres, a diabetes, depressão, dentre outras.

Além disso, melhora a capacidade cardiorrespiratória, o fortalecimento muscular e contribui significativamente com o aumento da autoestima, sem contar que melhora a qualidade do sono e reduz o estresse.

Mas as atividades físicas não precisam necessariamente suar o corpo. Se você não curte corridas ou academias, invista em técnicas de relaxamento que podem ser ferramentas valiosas para contribuir na proteção da saúde mental.

E não se esqueça que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença para a saúde.

5 – Evite açúcar e alimentos processados

A redução do consumo de açúcar está entre as prioridades de quem busca um estilo de vida mais saudável. 

Para isso, evite tomar refrigerantes, comer muitos doces, fast food, bacon, cheddar, presunto, entre outros alimentos do tipo.

Uma dica muito importante para substituir esses alimentos é não deixá-los de comer, porém com opções mais saudáveis, como é o caso de pães e bolos integrais, queijo coalho, ovos, carnes e peixes.

6 – Chocolate? Escolha o amargo ou meio amargo

Não tem como ficar sem aquele delicioso chocolatinho, ainda mais nesta época do ano. Mas lembre-se que o consumo deve ser de forma moderada.

O chocolate traz inúmeros benefícios à saúde, dentre elas a proteção das células através de suas propriedades antioxidantes.  

Mas é claro que o chocolate só é benéfico ao corpo se a composição for acima dos 50% de cacau ou melhor ainda se for aquele de 70%. 

Eles contêm uma quantidade do alimento superior aos chocolates ao leite, além de possuírem menor quantidade de açúcar na composição. Então pode comer, mas um pedacinho apenas para saciar a vontade, okay?

7 – Kombucha

Já ouviu falar dessa bebida? É um produto que vem ganhando cada vez mais adeptos de um estilo de vida mais saudável.

Trata-se de uma bebida fermentada feita a partir do chá preto adoçado que passa por um processo de fermentação por leveduras e bactérias benéficas à saúde.

Os benefícios são: o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora do funcionamento intestinal, mas ele também é indicado para combater a gastrite, equilibrar o pH do sangue, reduzir o estresse, entre outros.

Com todos os agravantes que interferem na saúde mental da população, as mudanças de hábitos e comportamentos foram indispensáveis e, a busca por alternativas têm contribuído para a melhora do sistema imunológico e prevenção de doenças.

8 – Diminua o sal

O sal em excesso aumenta o nível de sódio no nosso organismo e isso está diretamente associado à pressão alta e à retenção de líquidos. 

Desta forma, prefira os temperos naturais como as ervas, isso inclui coentro, sálvia, orégano, alecrim, hortelã, tomilho e manjericão. Além de saudáveis, são excelentes substitutos ao sal.

9 – Gorduras boas

Existem as gorduras boas que são essenciais para a produção de alguns hormônios, além de transportar vitaminas lipossolúveis pelo organismo, como as vitaminas A, D, E e K. Por isso, ela é essencial para a nossa alimentação.

O que deve ser observado, no entanto, é o tipo de gordura a ser consumida. Opte pelas insaturadas, encontradas no azeite de oliva, salmão, amêndoas, castanha-do-pará, sementes de linhaça, abacate, entre outros alimentos.

10. Horário das refeições

Por fim, e não menos importante é evitar pular as refeições. Consumir as calorias necessárias durante o dia é essencial para um bom desempenho do corpo.

Isso inclui não pular etapas, como tomar café da manhã, almoçar e jantar. Fora os lanches que são adicionais a cada refeição.

O ideal é se alimentar a cada três horas porque isso auxilia no metabolismo. 

Anotou todas as dicas? O que acha de começar o ano novo com mudanças nos hábitos alimentares e ainda incluir uma rotina de exercícios para ajudar o seu corpo a sair do sedentarismo?

São atitudes simples que trazem benefícios imensos para a sua saúde. Para continuar por dentro de mais conteúdos sobre alimentação, assine nossa newsletter agora mesmo!